A presença do Rio Ave FC numa das principais competições europeias a nível de clubes deixou de ser uma utopia para passar a ser uma realidade. O ano de 2014 ficará para sempre na memória dos rioavistas como o ano europeu. O Rio Ave FC participava, pela primeira vez, numa pré-eliminatória da Liga Europa.
Logo na primeira participação europeia, o Rio Ave FC eliminou dois adversários de peso. A nossa equipa deixou pelo caminho o IFK Boteborg e o Elfsborg, ambos da Suécia, e conseguiram o feito histórico de chegar à fase de grupos da Liga Europa logo na primeira participação.
O sorteio ditou um grupo equilibrado com o Steaua Bucareste, o Aalborg e o Dynamo Kiev. O Rio Ave FC teve uma vitória, um empate e quatro derrotas nesta fase, terminando em quarto no grupo. Terminava o sonho europeu para os rioavistas, mas não por muito tempo.
Na época 2016/2017 regressamos à Liga Europa, mas desta vez, saímos derrotados na terceira pré-eliminatória pelo Slavia de Praga da República Checa.
Dois anos depois, na época 2018/2019, voltamos a jogar a 3ª pré-eliminatória da competição, mas desta vez frente ao Jagiellonia Bialystok. Uma derrota na Polónia e um empate a quatro bolas em Vila do Conde ditou o afastamento rioavista da competição.
Mas a nossa história europeia não fica por aqui. Na época de 2020/2021, voltamos à competição e com grandes ambições. Depois de deixar pelo caminho o Borac (Bósnia Herzegovina) e o Besiktas (Turquia), o Rio Ave FC fica às portas da fase de grupos depois de perder, nas grandes penalidades, frente ao gigante italiano, AC Milan.
Um percurso europeu que honra a nossa história e que certamente terá novos capítulos no futuro.