A presença nas finais

A prova rainha do futebol português também tem um lugar especial na história do nosso clube. O Rio Ave FC conta com duas presenças nas finais da Taça de Portugal mas ainda não conseguiu o tão ambicionado título.

Na época de 1983/1984, o Rio Ave FC faz história e chega, pela primeira vez, à final da Taça de Portugal. A equipa dos “Barbudos” chegaria à final liderados por Félix Mourinho, que tinha subido de divisão e conquistado um fantástico quinto lugar na 1ª divisão. Infelizmente, o resultado não foi o melhor para a formação verde e branca, tendo saído do encontro derrotada pelo FC Porto por 4-1.

Trinta anos depois, o Rio Ave FC voltaria a uma final da Taça de Portugal. Liderados por Nuno Espírito Santo, a formação rioavista chega à sua segunda final da Taça de Portugal para defrontar o SL Benfica. Num jogo bastante equilibrado, a sorte acabou por sorrir aos benfiquistas que acabaram por vencer o encontro por 1-0.

Esta final permitiu ao nosso clube marcar presença, pela primeira vez, nas competições europeias na época seguinte.

Dois marcos históricos que deixam qualquer rioavista orgulhoso do percurso feito pelo nosso clube na prova raínha do futebol português.