O sonho realizado durante o desafio de uma vida

Para o Rodrigo Loureiro, um jovem de Merelim, Braga, esta terça-feira poderia ter sido apenas mais um dia de aniversário normal – celebra 14 anos – mas depressa se transformou num dia que nunca irá esquecer.

Com a ajuda da vizinha Sílvia Cunha, tomámos conhecimento da história do Rodrigo, um jovem que no Verão passado lhe viu ser diagnosticado um cancro e que, desde então, se tem submetido aos agressivos tratamentos que, por certo, lhe ajudarão a vencer a doença e retomar a sua vida sem angústias e preocupações.

Enterneceu-nos, também, saber que o que o ajuda a superar a dureza deste momento é acompanhar os jogos do Rio Ave FC e vibrar a ver o seu ídolo jogar, o avançado rioavista Carlos Mané.

Estava, portanto, dado o mote para nos colocarmos em campo e proporcionarmos a surpresa ao jovem Rodrigo.

Religiosamente às 11 horas, João Loureiro e Rosa Maria, pais do Rodrigo, e cúmplices na aventura, chegavam ao Estádio do Rio Ave FC com o aniversariante.

Já a suspeitar o que o esperava, levámos o Rodrigo a conhecer o Estádio e, até, a espreitar o treino da equipa principal.

Depois, a surpresa.

Carlos Mané veio conhecer o Rodrigo e os pais, trazendo consigo lembranças que fariam deste um dia muito especial. Entre elas, a tão desejada camisola oficial do número 21 do Rio Ave FC, autografada pelo próprio.

O brilho no olhar do Rodrigo era tudo o que queríamos em troca desta surpresa. A felicidade de um jovem que tem vivido meses difíceis e que se agarra às pequenas coisas da vida para trazer alguma alegria ao dia-a-dia, tornando-nos pequenos perante tamanha grandeza.

A forma como o Rodrigo revelou, nos minutos em que privou com Mané, que supera a agressividade dos tratamentos com a alegria de o ver jogar, comoveram ainda mais o avançado do Rio Ave FC, que fez questão de voltar ao balneário para trazer uma última lembrança, as suas próprias chuteiras.

Hoje ficámos de coração cheio. Rodrigo Loureiro é jovem demais para passar por agruras tão árduas mas a confiança e determinação que nos passou, deixa-nos a certeza que vai ultrapassar este desafio sem mácula.

Para nós, Rio Ave FC, o futebol não é tudo na vida e devemos compreender o impacto que temos na comunidade e solidarizarmo-nos com pequenas causas como esta. Foi, de resto, por defendermos esta postura, que criámos o projecto Rio Ave Social, em 2015, e que com ele vamos dando corpo e alma à solidariedade e altruísmo que uma Instituição como a nossa deve sempre privilegiar.