Quando o resultado casa com o jogo

O regresso da Liga NOS ao Estádio do Rio Ave FC não teve golos e viu, nos protagonistas, uma certa incapacidade para os fazerem, tendo os guarda-redes ganho todos os duelos.

Com efeito, Rio Ave FC e Vitória SC anularam-se, repartiram a posse, as oportunidades claras, os cantos e até as defesas do seu último reduto. Não foi um jogo brilhante, do ponto de vista do espectáculo, mas foi um jogo entre duas equipas fortes, repletas de qualidade individual, que no choque de titãs ditou um resultado que se torna justo.

No primeiro momento de perigo, Tarantini subiu à área para, de cabeça, desviar ao primeiro poste um canto que parecia destinado a golo. A bola passou ligeiramente acima da barra. Respondeu o Vitória SC com um remate de Mikel Agu à figura de Kieszek.

Carlos Mané atirou forte aos 19 minutos, contudo, Bruno Varela defendeu, e melhor não fez Diego Lopes, aos 44′, com um remate forte à figura do guardião vimaranense.

No segundo tempo o primeiro grande lance teve como protagonista Gabrielzinho (substitui Carlos Mané, que saiu com queixas musculares). Corria o minuto 54 quando o brasileiro, a passe largo de Meshino, rompeu pela defesa forasteiro e rematou forte mas à figura de Bruno Varela.

O Vitória SC respondeu com a magia de Ricardo Quaresma, que conseguiu rasgar pelos defesas rioavistas e de trivela obrigar Kieszek a defesa para canto. Aos 80′ foi Rochinha a atirar rasteiro para defesa fácil do guardião polaco.

Já em tempo de compensação, boa oportunidade, de bola parada, para o Rio Ave FC. Jambor ameaçou o golo mas viu a bola rasar o travessão da baliza vitoriana.

Numa partida em que Mário Silva teve ainda de substituir o central Santos, ao intervalo, com queixas musculares, o técnico do Rio Ave FC promoveu algumas alterações no onze fruto do pouco tempo de intervalo que a equipa tem tido entre jornadas europeias e internas. O plantel tem dado uma resposta cabal de qualidade mas, como é natural, a carga de jogos pesa na condição física da equipa.

E por falar em calendário apertado, quinta-feira há Rio Ave FC vs AC Milan, a contar para o Playoff da Liga Europa 20/21.

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Tiago Martins
Acção disciplinar: cartão amarelo a Santos (13), Sílvio (56), Jambor (61), Janvier (65) e Jorge Fernandes (77).

Rio Ave FC 0
Kieszek, Ivo Pinto, Nelson Monte, Santos, Pedro Amaral, Jambor, Tarantini, Diego Lopes, Carlos Mané, Meshino e André Pereira
Substituições: Carlos Mané por Gabrielzinho (33), Santos por Toni Borevkovic (Intervalo), André Pereira por Bruno Moreira (65), Meshino por Piazon (65) e Diego Lopes por Francisco Geraldes (77).
Suplentes não utilizados: Léo Vieira, Filipe Augusto, Costinha e Rúben Gonçalves.
Treinador: Mário Silva

Vitória SC 0
Bruno Varela, Suliman, Edwards, Poha, Quaresma, André André, Sacko, Mikel, Sílvio, Jorge Fernandes e Janvier
Substituições: Janvier por Pepelu (68), André André por Rochinha (68) e Quaresma por Bruno (82).
Suplentes não utilizados: Trmal, Mumin, Foster, Maddox, Carls e André Almeida.
Treinador: Tiago Mendes