Vão sobrando poucos adjectivos para a qualidade individual e colectiva que a equipa do Rio Ave FC vem demonstrando ao longo desta temporada.
Perante um SC Braga que ocupa o 4º lugar da classificação, a formação vilacondense venceu com categoria e justificou o triunfo pelas muitas oportunidades que foi criando e pelo domínio, ainda que repartido, a espaços, que teve no encontro. Uma vitória dedicada por todos a Junio Rocha, que se lesionou com alguma gravidade esta semana.
A equipa visitante até foi bafejada pela sorte ao adiantar-se com um golo caprichoso (Toni e Tarantini desviam a meias uma bola que pára nos pés de Paulinho), e viu Ricardo Horta fazer golo de bandeira num livre directo aos 27′.
Coração e alma não têm faltado a este Rio Ave FC pelo que o minuto 34 não surpreendeu. Nuno Santos ganhou espaço pela esquerda, cruzou com a conta certa para Mehdi Taremi e este mostrou porque é o melhor marcador da equipa no campeonato. Ganhava ânimo o Rio Ave FC e logo no minuto seguinte houve golaço para a história deste campeonato. Nuno Santos, sem deixar a bola cair, pegou-lhe em estilo para um golo… à Nuno Santos! Lindo!
Com o empate no marcador, os vilacondenses sentiam que até ao intervalo ainda havia tempo para dar seguimento à ‘remontada’. E assim foi. Foram precisos apenas 5 minutos para o prodígio angolano Gelson Dala brilhar. Mais uma vez Nuno Santos na assistência, e Dala atirou remate seco para a baliza dos desamparados bracarenses. Que classe!
Na segunda parte a toada manteve-se. Rio Ave FC lançado à procura do quarto golo e conseguiu-o, mas Nuno Santos não merecia que o seu segundo tento no jogo fosse anulado. O árbitro Nuno Almeida viu, mal diga-se, uma “falta” (?!!) de Diego Lopes. Teria sido o 4-2. Da próxima foge dele Dieguinho.
O SC Braga ainda conseguiu trazer alguma emoção ao jogo, com o empate aos 80, onde a defesa rioavista se esqueceu do avançado Paulinho ao segundo poste.
Mas a noite era do Rio Ave FC e já em tempo de compensação, Leandro (o jovem Sub-23 substituiu Diego Lopes), rematou à baliza já depois de Mehdi ter visto Matheus defender com a cara a hipótese de golo, mas Rolando tirou a bola da baliza usando o braço esquerdo. Grande penalidade! A pérola asiática do Rio Ave FC, Mehdi Taremi, chamado à conversão não falhou, garantiu a vitória e somou o seu 16º golo esta temporada (13º na Liga NOS, sendo agora o 3º melhor marcador isolado do campeonato).
Importante vitória dos rioavistas que saltam directamente para o 5º lugar e estão a 3 pontos, precisamente, do SC Braga. Fantástica época do Rio Ave FC, com 47 pontos, a apenas 4 pontos do seu recorde absoluto de pontuação nas 26 presenças na Liga NOS. E ainda faltam 5 jornadas…
Na próxima ronda do campeonato, deslocação a Barcelos para defrontar o Gil Vicente (domingo, 5 de Julho).
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Nuno Almeida
Ao intervalo: 3-2
Marcadores: Paulinho (21), R. Horta (27), Mehdi Taremi (34), Nuno Santos (35), Gelson Dala (41), Paulinho (81) e Mehdi (90+6 de g.p.)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Santos (57), R. Esgaio (83), Tarantini (85) e Fransérgio (89). Cartão vermelho directo a Rolando (90+2).
Rio Ave FC 4
Kieszek, Nelson Monte, Toni Borevkovic, Santos, Matheus Reis, Tarantini, Al Musrati, Diego Lopes, Nuno Santos, Gelson Dala e Mehdi Taremi
Substituições: Gelson Dala por Carlos Mané (65), Diego Lopes por Leandro (90), Mehdi Taremi por Bruno Moreira (90+8) e Nuno Santos por Pedro Amaral (90+8).
Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Vitó, Nadjack, Rúben Gonçalves e Messias
Treinador: Carlos Carvalhal
SC Braga 3
Matheus, Paulinho, R. Horta, Fransérgio, B. Viana, R. Esgaio, Palhinha, Trincão, P. Amador, Galeno e D. Carmo.
Substituições: P. Amador por A. Ruiz (71), Palhinha por J.Novais (78), R. Horta por Wilson (78), Trincão por Rolando (88) e Paulinho por R. Fonte (88).
Suplentes não utilizados: Eduardo, D. Viana, A. Horta e R. Silva.
Treinador: Custódio