Reportagem JN: Rio Ave FC rivaliza com os grandes em número de praticantes

O Jornal de Notícias divulga hoje um extenso trabalho sobre o aumento do número de praticantes de futebol e futsal masculino e feminino em Portugal.

Com números da própria Federação Portuguesa de Futebol (FPF), aquele jornal destaca que o Rio Ave FC é o 4º emblema nacional com mais praticantes no país, só atrás de SL Benfica, Sporting CP e FC Porto (ver tabela abaixo). Se olharmos ao ranking do futebol masculino, o Rio Ave FC está mesmo em 2º lugar, com 578 atletas, só atrás do FC Porto (751).

Com mais de 700 atletas federados, o Rio Ave FC rivaliza assim com os principais emblemas nacionais, confirmando-se como emblema referência na formação e na prática desportiva nacional, algo que é atestado anualmente com as 5 estrelas da FPF, que reconhecem o Rio Ave FC como uma das melhores Entidades Formadoras em Portugal.

Instada a comentar esta realidade, a Presidente Alexandrina Cruz registou com agrado este número, lembrando que o Rio Ave FC tem uma aposta contínua no seu futebol de formação e um conjunto de valências que agradam aos pais na hora de escolherem o Clube.

“Além da vertente desportiva, com o trabalho profissionalizado dos nossos técnicos e das boas infraestruturas, os valores que o Rio Ave FC procura incutir nos jovens são muito apreciados pelos pais, que confiam em sermos a extensão da família”.

“Além do acompanhamento desportivo, também nos preocupamos com o percurso escolar e o bem-estar mental dos atletas. Temos equipas multidisciplinares, e até um psicólogo, prontas a intervir quando é necessário. Isso dá estabilidade aos jovens, mas também aos pais”.

“A maior vitória do nosso projecto formativo é ser uma aposta constante. Recentemente, jogadores como Costinha, Fábio Ronaldo ou Karseladze são o espelho disso, fazendo um percurso até chegarem à equipa principal”.

Clubes com mais atletas federados (top10):

  1. SL Benfica, 858 atletas
  2. Sporting CP, 824
  3. FC Porto, 751
  4. Rio Ave FC, 738
  5. Leixões SC, 704
  6. SC Braga, 663
  7. CS Marítimo, 648
  8. SCU Torreense, 569
  9. Atlético Alfenense, 557
  10. CD Feirense, 547
Fonte: Jornal de Notícias