O Rio Ave FC venceu o FC Alverca, num jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Um jogo muito difícil para a formação rioavista que só conseguiu carimbar a passagem à próxima fase nas grandes penalidades.
A formação liderada por Petit não entrou bem na partida, mas procurou sempre a baliza adversária desde o primeiro minuto. Ao minuto 10, Patrick William tentou finalizar para a baliza ribatejana mas foi claramente atingido na cabeça pelos punhos do guarda-redes adversário. Pedro Silva errou a bola e acertou em cheio em Patrick William. Grande penalidade por marcar para o Rio Ave FC.
Ao minuto 35, Medina teve nos pés a melhor oportunidade rioavista no primeiro tempo. Após cruzamento na esquerda de Omar Richards, Medina rematou a centímetros do poste adversário.
Com o Rio Ave FC mais perigoso, foi o FC Alverca que chegou ao golo ao minuto 39. Um golo que surge na sequência de uma falta inexistente a favor do FC Alverca.
Ainda antes do intervalo, Olinho foi atingido por Thauan Lara perto da linha lateral. Seria o segundo amarelo para o jogador do Alverca, mas o árbitro da partida assim não o entendeu. Chegava o intervalo com o FC Alverca em vantagem.
Na segunda parte do desafio, o FC Alverca não podia ter entrado melhor. Nem um minuto decorria na segunda metade e o FC Alverca chegava novamente ao golo.
O treinador do Rio Ave FC, com a equipa em desvantagem no marcador, mexeu na partida e viu a sua equipa a chegar com mais perigo à baliza adversária.
Ao minuto 53, Kiko Bondoso ultrapassa o seu opositor e entra na área. Ao passar pelo jogador rioavista, Ageu toca no pé de Kiko Bondoso que cai na área. Foi assinalada simulação ao jogador rioavista, quando na verdade seria grande penalidade e segundo amarelo para o defesa ribatejano. Um jogo nada fácil para o árbitro da partida, Anzhony Rodrigues.
Mesmo assim, o Rio Ave FC não baixou os braços e chegava com perigo à baliza do FC Alverca. Exemplo disso foi ao minuto 61 com um cabeceamento perigoso de Santos. Pouco tempo depois, foi a vez de Valentim (que se estreou pela equipa principal do Rio Ave FC) que esteve perto do golo mas viu um jogador do Alverca a tirar perto da linha de golo.
Ao minuto 86, foi a vez de Clayton que atirou ao poste. Cheirava a golo no Complexo Desportivo do FC Alverca, que acabou por chegar dois minutos depois. Zoabi, que também se estreava pela equipa principal do nosso clube, respondeu bem a um cruzamento e apontou o primeiro golo de cabeça.
Motivados pelo golo marcado, o Rio Ave FC foi para cima do adversário e acabou por chegar ao empate, em tempo de descontos, através de uma grande penalidade concretizada por Clayton.
Terminados os 90 minutos o jogo foi a prolongamento. Apesar do maior domínio do Rio Ave FC, o resultado não ia sofrer alterações. A decisão seria por pontapés de grande penalidade.
Nesse capítulo, surgiu Jhonatan. Foi titular na baliza rioavista e defendeu duas grandes penalidades, que permitiram ao Rio Ave FC continuar na prova raínha. No final da partida, a equipa foi festejar com os adeptos rioavistas presentes. Um obrigado muito especial a todos eles, que apoiaram a equipa de forma incansável os 120 minutos!
Um jogo muito complicado, contra um adversário forte, o que valoriza ainda mais esta passagem rioavista aos oitavos de final da Taça de Portugal.
Jogo no Complexo Desportivo do FC Alverca, em Alverca.
Árbitro: Anzhony Rodrigues
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Alysson (39’), Carter (46’), Zoabi (88’), Clayton (90+5).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Eduardo Ageu (28’), Petit (37’), Medina (38’), Lara (41’), Tiknaz (52’), Kiko Bondoso (53’), Alysson (66’), Lara (82’), Ricardo Dias (114’), Patrick William (120’). Cartão vermelho para Thauan Lara (82’).
FC Alverca 2
Pedro Silva, Alysson Silva, Sema Velazquez, Brenner Lucas, Anthony Carter, Andrezinho, Miguel Pires, David Bruno, Thauan Lara, Eduardo Ageu, Diogo Martins.
Substituições: Sai Carter e entra João Lima (60’), Sai Brenner e entra Luís Miguel (60’), Sai Sema e entra Paulo Eduardo (74’), Sai Diogo Martins e entra Ricardo Dias (85’), sai Andrezinho e entrou Shinga (85’), sai Miguel Pires e entra Bicalho (107’).
Suplentes não utilizados: João Bravim, Éber Bessa, Wilson Eduardo.
Treinador: Vasco Costa
Rio Ave FC 2 (2-4 a.p.)
Jhonatan, Vrousai, Santos, Patrick William, Omar Richards, Martim Neto, Tiknaz, Kiko Bondoso, Olinho, Medina e Hassan.
Substituições: Sai Medina e entra Valentim (45’), Sai Tiknaz e entra Aguilera (57’), sai Olinho e entra João Novais (57’), Sai Hassan e entra Clayton (66’), Sai Neto e entra Zoabi (85’), sai Kiko e entra João Tomé (100’).
Suplentes não utilizados: Sina, Vítor Gomes, Pantalon.
Treinador: Petit