Quem o diz é o prestigiado IFFHS, sigla para a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, que no seu mais recente ranking mundial de clubes, relativo ao ano civil de 2020, e liderado pelos alemães do Bayern de Munique, posiciona o Rio Ave FC no 113º lugar, tratando-se, assim, do 5º melhor clube nacional, só atrás de FC Porto (15º), SL Benfica (27º), SC Braga (48º) e Sporting CP (81º).
Trata-se de uma subida vertiginosa, de mais de 300 posições no ranking, dado que em 2019 os rioavistas se pautavam pela posição 449.
A campanha de qualificação europeia, que culminou com o 5º lugar no campeonato e consequente apuramento para a Liga Europa, pela quarta vez, bem como, depois, a epopeia vivida com as vitórias na Bósnia (Banja Luka), Turquia (Besiktas) e com o dramático empate diante do AC Milan, resolvido nas grandes penalidades, contribuíram decisivamente para este reconhecimento e consubstanciam o percurso notável do Rio Ave FC, nesta última década, e a afirmação nacional e europeia, cada vez mais vincada, que granjeou.
No ranking da IFFHS, o Rio Ave FC surge à frente de conhecidos clubes europeus e mundiais, como são o caso do Galatasaray (116º), do Marselha (120º), Eintracht Frankfurt (143º), Fiorentina (145º), Atlético Mineiro (147º), Everton (164º), Corinthians (190º) ou Valência (220º).
Bons sinais que reforçam o estatuto e a dimensão da marca Rio Ave FC, não apenas em território nacional, mas além fronteiras, e que estimulam a motivação e ambição de prosseguirmos neste caminho de crescimento sustentado, realista e vencedor.
Pode consultar o ranking mundial de clubes, da IFFHS, em 2020, aqui.