Os pontos estão caros, as vitórias caríssimas, mas o Rio Ave FC averbou mais três pontos à jornada 24 da Liga Portugal SABSEG, diante do FC Porto ‘B’, e reentrou, ainda que à condição (Feirense joga apenas amanhã), nos lugares de subida directa à 1ª Liga.
Com um onze inicial muito idêntico ao que arrancou um empate na Feira (Guga rendeu Vítor Gomes no meio-campo), o Rio Ave FC entrou pressionante, provocando erros na defesa contrária, mas sem conseguir transformar esse caudal numa oportunidade clara para inaugurar o marcador. Por sua vez, o FC Porto ‘B’, mais recolhido no seu meio-campo, explorava a transição rápida para tentar surpreender Jhonatan ou procurava espaço nas costas da linha defensiva verde e branca, algo que acabou por nunca conseguir até ao intervalo.
A primeira parte foi pobre em trabalho para os guarda-redes e em situações de golo, pelo que o nulo em tempo de descanso aplicava-se bem à contenda.
No descanso, Luís Freire terá agitado os seus jogadores com nova dose de motivação e confiança, e a equipa rioavista gozou de bom período no primeiro quarto de hora da segunda metade do desafio. Num dos lances mais capitais, primeiro Costinha com um remate à meia volta, depois Santos na tentativa da recarga acrobática e depois Pedro Mendes com um desvio directo ao travessão deram calafrios à defesa portista mas o empate manteve-se.
Melhor sorte teve a turma rioavista aos 56 minutos. Santos disparou arrancada inesperada pela zona central e já em posição de remate, à entrada da área, desferiu pontapé que Ricardo Silva defendeu para o lado. Zé Manuel, bem colocado e com instinto de goleador, aproveitou a recarga para colocar o Rio Ave FC na frente. Momento de festa da família verde e branca, este domingo fortemente reforçada com quase duas mil pessoas envolvidas no espírito batalhador que caracteriza os rioavistas.
Procurou ainda, o Rio Ave FC, ampliar a vantagem por Gabrielzinho mas quando este já seguia isolado para o frente a frente com o guarda-redes, um toque a mais no esférico acabou por fazer gorar ocasião soberana.
Na parte final do encontro, o FC Porto ‘B’, com ânsia de chegar à igualdade, acabou por encostar o Rio Ave FC e desafiar o último reduto da equipa de Luís Freire a agarrar-se à vitória. Excelente Jhonatan, neste registo, que com um par de defesas assinaláveis manteve a sua baliza a ‘zeros’, o que acontece pela terceira jornada consecutiva.
Num jogo em que acabou por ser considerado, pela Sport TV, o ‘Homem do Jogo’, Santos foi antes homenageado, pelas mãos do presidente António da Silva Campos, pelo jogo 100 ao serviço do Clube, concretizado na última jornada, na Santa Maria da Feira.
A vitória permite ao Rio Ave FC ultrapassar o Chaves, na luta pela subida, e reaproxima-o do líder Casa Pia, agora a 4 pontos, fixando, para já, a equipa de Vila do Conde no 3º lugar da tabela.
Na próxima segunda-feira, o Rio Ave FC visita o Vilafranquense, pelas 18 horas, para o cumprimento da 25ª jornada, no Estádio Municipal de Rio Maior.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Miguel Nogueira
Ao intervalo: 0-0
Marcador: Zé Manuel (56)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Rúben Semedo (27), João Mendes (30), Guga (34), João Graça (38), Rodrigo Ferreira (61), Varela (79), Jhonatan (90+4) e Hugo Gomes (90+5).
Rio Ave FC 1
Jhonatan, Costinha, Renato Pantalon, Santos, Pedro Amaral, Gabrielzinho, Guga, João Graça, Zé Manuel, Pedro Mendes e Aziz
Substituições: João Graça por Amine (60), Aziz por Joca (71), Zé Manuel por Hugo Gomes (82), Guga por Vítor Gomes (82) e Gabrielzinho por Ukra (82).
Suplentes não utilizados: Magrão, Fabrice Olinga, Ronan e Sylla.
Treinador: Luís Freire.
FC Porto ‘B’ 0
Ricardo Silva, Rodrigo Ferreira, Rúben Semedo, Romain Correia, João Mendes, Tavares, Rodrigo Ferreira, Vasco Sousa, Varela, Peglow e Namaso Loader
Substituições: João Mendes por Leonardo Borges (85), Tavares por Diogo (89), Varela por Levi Faustino (89) e Peglow por Ejaita (89).
Suplentes não utilizados: Ivan Cardoso e Wesley.
Treinador: Folha