Menu

Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Rua Dom Sancho I
4480-876 Vila do Conde

Telefone Geral
252 640 590

Rio Ave Store Estádio
Morada:
Rua D.Sancho I – Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Horário:
9h30 às 12h30 e das 15h às 19h (terça feira a sexta feira)
10h à 13h e das 15h às 18h30 (sábado)

E-mail:
[email protected]

Taça de Portugal: a folia das ‘linhas’ na prova rainha

Taça de Portugal é sinónimo de viagens pelo país fora e descoberta de vilas e cidades que habitualmente não visitamos.

A magia da prova rainha é feita da exploração de novos lugares e de um dia preenchido não só por futebol, mas também por convívio, piqueniques e até algum turismo. Prova que dá a todos a oportunidade de novas experiências, dentro do sonho comum de chegar o mais longe possível e almejar a final que todos querem, no mítico Jamor.

Estamos na antecâmara da estreia de mais uma participação do Rio Ave FC na Taça de Portugal. Com duas finais disputadas no seu currículo, várias ‘meias’ e ‘quartos’, o nosso Clube tem longa tradição na competição. Em 53 participações, o Rio Ave FC disputou 179 jogos, o que dá uma média superior a 3 jogos por edição da Taça. Está no top30 dos clubes com mais jogos na competição. O Rio Ave FC é ainda o 12º clube com mais vitórias na Taça de Portugal, tendo bastante menos participações que os clubes à sua frente neste top estatístico.

A estreia em 23/24 leva-nos até Torres Vedras.

Ao contrário de algumas edições passadas, o primeiro jogo na competição não nos leva desta vez a terreno desconhecido. A cidade de Torres Vedras já recebeu 6 jogos frente ao Rio Ave FC e 3 deles foram mesmo para a Taça de Portugal.

Ainda assim, e até porque não é viagem habitual, vamos conhecer melhor a cidade e região que travou as invasões napoleónicas no século XIX.

Muito mais que um Carnaval

Região povoada na pré-história e por altura da chegada do Império Romano à Península Ibérica, Torres Vedras teve honras de foral em meados do século XIII, já depois de D. Afonso Henriques ali ter conquistado o seu castelo aos mouros, por volta de 1148.

Assumiu grande importância histórica ao longo das diferentes dinastias monárquicas, até pela sua proximidade à nova capital Lisboa, mas haveria de ficar celebremente eternizada pelo papel salvador aquando das invasões francesas. Napoleão estendia o seu império, nas primeiras décadas do século XIX, e já depois de conquistar Espanha entrou com violência pelo coração de Portugal. Um sistema de muralhas conhecido por “Linhas de Torres”, em Torres Vedras, era a última barreira antes da chegada à capital e provável queda do país, mas a tenacidade dos portugueses de então, aí comprovada, repeliu os franceses e obrigou-os à retirada.

Hoje, Torres Vedras é um concelho com cerca de 80 mil habitantes, marcado pela sua economia essencialmente agrícola e, especialmente, vitivinícola. A sua costa atlântica embeleza a paisagem de um dos concelhos mais notáveis da Extremadura portuguesa.

Terra de termas, desportos aquáticos ou roteiros pela natureza, Torres Vedras é o centro do Mundo pelo menos uma vez por ano e para quem aprecia a folia do Carnaval. O Carnaval de Torres é extremamente apreciado por muitos, que se divertem com os seus gigantones e carros alegóricos recheados de sátira política e social. Uma tradição que vem, pelo menos, desde 1574, no reinado de D. Sebastião.

Onde comer e dormir?

Se já tem no roteiro uma estadia em Torres Vedras para acompanhar o Rio Ave FC na estreia da prova rainha, deixamos-lhe algumas dicas de restauração e hotelaria da região, para todas as carteiras. Se vai pernoitar, explore a oferta da Residencial dos Arcos, o Stay Hotel Torres Vedras, o Hotel Golf Mar ou o Hotel Santa Cruz.

Quanto à restauração, não deixe de procurar o pastel de feijão de Torres Vedras, iguaria local, e escolha, por exemplo, entre os restaurantes Átrio, El Manadas, A Colmeia, Mezza ou o Molha o Bico.

Como chegar?

A viagem de automóvel entre Vila do Conde e Torres Vedras pode parecer demorada mas o conforto da auto-estrada aproxima as duas localidades. Siga estas indicações:

  1. Sair de Vila do Conde em direção ao Porto via A28;
  2. Convergir com a VCI em direção à Ponte da Arrábida e seguir pela A1 em direção a Lisboa;
  3. Em Aveiro, após a AE Antuã, sair para a A25, sentido Aveiro;
  4. Seguir em frente pela A17 em direção ao Sul (A8);
  5. Seguir em frente pela A8, na zona de Leiria;
  6. Sair na saída 8, para Torres Vendas/Centro.

Bilheteira:

  • Pode adquirir o seu ingresso, se for sócio do Rio Ave FC, diretamente na Loja Oficial do Clube no Estádio do Rio Ave FC, por apenas 5€, até ao próximo sábado;
  • Se preferir pode garantir a sua viagem e ingresso através da viagem organizada pelo Grupo39. Informações aqui.