Um Rio Ave FC europeu de enorme bravura

O Rio Ave FC está na 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa depois da vitória desta noite, em Banja Luka, frente ao FK Borac.

Noite de festa rioavista em mais uma campanha europeia que arranca com vitória importante em terreno adverso.

O início do jogo em Banja Luka até teve maior fulgor dos bósnios mas ao minuto 24, quando Santos, na sequência de um canto, quase marcou para os rioavistas, a tendência do jogo mudou.

A equipa do FK Borac estava determinada, estrategicamente, em não pressionar alto, deixar o Rio Ave FC circular e ganhar a bola para uma transição rápida. Apesar de alguns sustos, a equipa de Mário Silva soube estar à altura e acabou sempre por decidir os lances que lhe poderiam causar perigo.

Aos 28 minutos, Lucas Piazon parecia poder reeditar um dos seus golos de livre da época passada, mas o ‘tiro’ saiu por cima da baliza bósnia.

Ao intervalo, sentia-se que o Rio Ave FC tinha agora o domínio da partida, mas também que, pelo facto de ser o primeiro jogo oficial da temporada, e porque o adversário tinha já outro ritmo competitivo, face aos nove jogos já realizados, havia ainda alguma imprecisão nos passes e na forma como a equipa tentava chegar ao último terço.

No segundo tempo, domínio quase absoluto da formação portuguesa, culminando num último quarto de hora louco na grande área dos locais.

Lucas Piazon esteve perto de um golaço aos 77 minutos mas viu o guarda-redes fazer enorme intervenção. Tarantini, aos 80′, desviou de cabeça um cruzamento de Ivo Pinto mas o guarda-redes bósnio defendeu e viu o poste completar o serviço. Carlos Mané, aos 89, em posição frontal, atirou perto da barra. Minutos loucos e a bola teimosamente a não entrar, deixando o banco (e a bancada, onde estavam os restantes elementos da comitiva) à beira de um ataque de nervos.

Mas o melhor está quase sempre reservado para o fim.

Minuto 90, Bruno Moreira simulou, Gelson Dala apareceu na grande área no frente a frente com o guarda-redes, picou a bola, enorme defesa, mas na recarga, quem melhor que o nosso capitão, Tarantini, a fazer o golo que deixou os rioavistas em festa.

A inteligência e paciência com que o Rio Ave FC controlou o jogo saíram premiadas nos instantes finais e Mário Silva ainda viu os seus pupilos fazerem o 0-2. Jambor, recém-entrado, recebeu de bandeja o passe de Carlos Mané e fechou as contas do jogo. O Rio Ave FC está apurado para a 3ª Pré-Eliminatória, onde vai defrontar, em Istambul, o Besiktas.

Estreia de sonho na temporada 2020/2021, com mais uma vitória europeia no historial do Rio Ave FC e a certeza de continuidade na prova, engrandecendo Vila do Conde e Portugal. Brilhante.

Aos nossos, que sofreram a milhares de quilómetros, agarrados às televisões ou aos rádios, fica a dedicatória mais especial de todas: a vitória. Por vós e para vós! Um Rio Ave FC à Rio Ave FC, em Portugal ou no estrangeiro.

Jogo no Estádio Gradski, em Banja Luka (Bósnia)
Árbitro: Peter Kjaesgaard (Dinamarca)
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Tarantini (90) e Jambor (90+6)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Filipe Augusto (37), Siniša Dujaković (54), Carlos Mané (59), Kajkut (90+2), Zakaric (90+6).

FK Borac 0
Pavlovic, Dujakovic, Milojevic, Jovanovic, Cosic, Brtan, Danilovic, Zakaric, Vranjes, Ziljkic e Lukic
Substituições: Lukic por Kajkut (86), Brtan por Vojnovic (90) e Dujakovic por Georgiev (90+6).
Suplentes não utilizados: Damijanovic, Radulovic, Oliveira Cruz e Borovcanin.
Treinador: Vlado Jagodic

Rio Ave FC 2
Kieszek, Ivo Pinto, Toni Borevkovic, Santos, Matheus Reis, Filipe Augusto, Tarantini, Lucas Piazon, Carlos Mané, Francisco Geraldes e Bruno Moreira
Substituições: Geraldes por Gelson Dala (75), Bruno Moreira por Jambor (90+3) e Piazon por Gabrielzinho (90+5).
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Nelson Monte, Pedro Amaral e André Pereira.
Treinador: Mário Silva