O Rio Ave FC arrancou a sua participação na Taça de Portugal, num jogo frente ao SCU Torreense.
É verdade que o adversário está a atuar na Liga Portugal Sabseg, mas como referiu Luís Freire na antevisão à partida, o plantel é de primeira Liga e o SCU Torreense está a fazer uma boa campanha no seu campeonato. Aliás, prova de que estar inserido no principal escalão do futebol português, não significa que a vitória esteja garantida, é precisamente a participação do Rio Ave FC na época 2021/2022, em que conseguiu derrotar Boavista FC, B Sad e CD Tondela, três representantes da primeira Liga.
O SCU Torreense pôs o Rio Ave FC em sentido, aos 13′, quando conseguiu inaugurar o marcador, pelos pés de Tassano. A formação vilacondense organizou-se para responder de imediato e começou a conseguir criar situações de perigo, pressionando o adversário no seu meio campo.
Aos 26′, Costinha cruzou para a zona de remate, mas não surgiu ninguém para finalizar. Fábio Ronaldo ainda tentou terminar a jogada, mas já sem ângulo para a baliza de Ricardo Fernandes.
Antes do intervalo, o Rio Ave FC ainda conseguiu criar perigo em dois cantos seguidos, mas sem conseguir concretizar.
Na segunda parte, a turma vilacondense entrou com o objetivo de virar o jogo, mas o adversário estava a dar o tudo por tudo para defender a vantagem. O grupo orientado por Luís Freire aumentou a velocidade das suas ações, uma personificação da sua urgência em equilibrar o resultado. A equipa da casa, foi aproveitando algumas oportunidades para sair em contra-ataque, mas também sem conseguir alterar o resultado.
Aos 76′, Josué consegue finalizar o canto batido por Guga e igualar o marcador.
O SCU Torreense não se deixou ficar e, aproveitando a motivação extra de estar a jogar em casa, chegou ao segundo golo, aos 81′, depois de Joãozinho assistir para Welthon, que não desperdiçou e fez o golo que os colocou novamente em vantagem.
Últimos minutos de insistência absoluta do Rio Ave FC, mas sem conseguir converter. Costinha esteve em evidência nos highlights dos momentos finais, mas o tempo acabou sem haver uma surpresa feliz para o lado do Rio Ave FC.
Podemos dizer que olhando para o filme do jogo, grande parte deste decorreu em sentido único, com o Rio Ave FC a ser sempre dominador no jogo e o SCU Torreense a conseguir ser eficaz no aproveitamento do erro da turma de Vila do Conde.
Uma palavra de apreço para os adeptos do Rio Ave FC, que não faltaram à chamada e fizeram a deslocação até Torres Vedras para demonstrar o seu apoio.
A Taça de Portugal ficou por aqui, mas o foco continua a ser o campeonato. No próximo domingo, às 15H30, o Rio Ave FC recebe o SC Farense para a 9ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Jogo no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras
Árbitro: Fábio Veríssimo
Ao intervalo:1-0
Marcadores: Cristian Tassano (13′), Josue Sá (76′) e Welthon (81′)
Acção disciplinar: cartão amarelo Amine (79′), Costinha (84′), Ricardo Fernandes (90+5′)
SCU Torreense 2
Ricardo Fernandes, Benny, Welthon, Antoine, Elimbi, Tassano, D’Alberto, Balanta Jr., Joãozinho, Renteria, Keffel.
Substituições: D’Alberto por Nuno Campos (62′), Benny por Correa (71′), Antoine por Pipe Gomez (71′), Balanta por David Tavares (82′)
Suplentes não utilizados: Carlos Henriques, João Afonso, Andrezinho, Rodrigo Borges e Patrick.
Treinador: Rui Ferreira
Rio Ave FC 1
Jhonatan, Miguel Nóbrega, Hernâni, Ruiz, Amine, Ventura, Costinha, João Graça, Josué, Santos e Fábio Ronaldo.
Substituições: João Graça por Zé Manuel (45′), Nóbrega por Patrick (61′), Hernâni por Boateng (61′), Ventura por Guga (61′), Ruiz por André Pereira (73′),
Suplentes não utilizados: Magrão, Vítor Gomes, Ukra e Pantalon.
Treinador: Luís Freire