Vitória escapou num final inesperado

Depois de uma exibição de grande nível contra o SL Benfica, o Rio Ave FC tinha contas a ajustar e chegou a Portimão com todo o foco na conquista dos 3 pontos.

A turma vilacondense entrou forte e protagonizou os momentos mais perigosos da partida, deixando Nakamura de sobreaviso.

No entanto aos 19′, o guardião algarvio não conseguiu travar a jogada trabalhada do Rio Ave FC que inaugurou o marcador. Patrick William assistiu para Fábio  Ronaldo e correu para se posicionar de forma certeira para finalizar de cabeça. De salientar que  este é o primeiro golo do central de caravela ao peito.

João Graça tentou aumentar a vantagem aos 28′, com um remate forte, mas o guarda-redes do Portimonense SC conseguiu fazer a defesa. André Pereira, em cima do tempo de intervalo, também tentou a sua sorte e não viu a bola entrar por um triz.

No segundo tempo, o Portimonense SC entrou mais perigoso, mas a turma de Luís Freire foi conseguindo manter o controlo na partida e anular as aproximações  perigosas. Aos 52′ Pantalon executou um corte decisivo e, na recarga, Jhonatan garantiu que a baliza do Rio Ave FC continuava por estrear. Dez minutos depois, novamente Pantalon a brilhar com dois cortes fundamentais e a afastar o perigo das redes vilacondenses.

Aos 47′ Yoni e Patrick William disputaram uma bola no ar e chocaram cabeça com cabeça. Assistidos no relvado, acabaram por voltar à partida após breves instantes. No entanto, aos 66′, Yoni caiu inanimado no relvado e, apesar de ter recuperado os sentidos, acabou por sair de maca. Endereçamos, claro, rápidas melhoras.

O Rio Ave FC, que passou por uma fase de maior concentração em impedir os avanços do adversário, acabou a conseguir voltar a crescer na partida. Guga, aos 68′, fez um remate rasteiro para a defesa milimétrica de Nakamura. Aos 72′ também Fábio Ronaldo, por pouco, não fez um golaço.

Aos 74′ Costinha assinou o segundo golo! Fábio Ronaldo assistiu para Patrick William, que colocou no número 20 para finalizar em beleza uma grande jogada  colectiva.

Apesar do Portimonense SC estar a tentar responder, o Rio Ave FC estava por cima do jogo, e nada fazia prever o desfecho deste jogo.

Aos 82′, a equipa da casa reduziu, pelos pés de Wellinton Júnior que, isolado, fez a bola passar por cima de Jhonatan. Com um
renovado balão de oxigénio e motivação extra, o grupo aos comandos de Paulo Sérgio viu que a possibilidade de chegar ao empate podia ser real. O guardião  rioavista ainda garantiu a defesa do remate de Yago, aos 85′, e na recarga, Rochez acaba por mandar a bola por cima da baliza.

A segundos do fim da partida, o empate do Portimonense SC acabou mesmo por chegar, afixando um resultado no marcador que não corresponde ao que foi o
jogo, tendo a equipa de Vila do Conde sido superior ao adversário a maior parte do tempo, com mais tentativas de golo e mais remates à baliza.

É importante referir também que, o grupo de trabalho foi assolado por uma virose que deixou vários jogadores afectados nos últimos dias da semana, facto que foi realçado pelo mister na conferência de imprensa de pós-jogo.

Mesmo a mais de 500 km , os nossos adeptos marcaram presença em força, fazendo-se ouvir do início ao fim da partida! Seja onde for, as bancadas ficam mais bonitas vestidas de verde e branco, ao som dos cânticos rioavistas.

O Rio Ave FC recebe o Casa Pia AC no próximo domingo, às 15H30.

Jogo no Portimão Estádio, em Portimão
Árbitro: Carlos Macedo
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Patrick William (19′), Costinha (74′), Welinton (82′ e 90+7′)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Moufi (35′), Pedrão (39′), João Graça (58′), Rui Gomes (77′), Paulo Estrela (90+5′) e Welinton Junior (90+8′).

Portimonense SC 2
Kosuke, Pedrão, Park, Relvas, Moufi, Carlinhos, Diaby, Maurício, Seck, Welinton e Yony.
Substituições: Yoni Gonzalez por Rui Gomes (69′), Carlinhos por Klismahn (69′), Diaby por Paulo Estrela (79′), Maurício por Yago Cariello (80′),
Suplentes não utilizados: Matheus Nogueira, Lucas, Gonçalo Costa, Rochez, Sérgio Conceição.
Treinador: Paulo Sérgio

Rio Ave FC 2
Jhonatan, Pantalon, Santos, Patrick William, Costinha, Samaris, Guga, Fábio Ronaldo, João Graça, André Pereira e Boateng.
Substituições: André Pereira por Ruiz (62′), Samaris por Vitor Gomes (80′), João Graça por Miguel Baeza (80′), Fábio Ronaldo por Sávio (89′), Guga por Amine (89′).
Suplentes não utilizados: Magrão, Ukra, Josué e Hernâni.
Treinador: Luís Freire