Menu

Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Rua Dom Sancho I
4480-876 Vila do Conde

Telefone Geral
252 640 590

Rio Ave Store Estádio
Morada:
Rua D.Sancho I – Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Horário:
9h30 às 12h30 e das 15h às 19h (terça feira a sexta feira)
10h à 13h e das 15h às 18h30 (sábado)

E-mail:
[email protected]

Voto de louvor na aprovação unânime das Contas 19/20

O Rio Ave Futebol Clube realizou este domingo, no Auditório Municipal de Vila do Conde, a Assembleia Geral Ordinária que previa a leitura, apreciação e votação do Relatório e Contas relativo à temporada 2019/2020.

Momento para a Direcção presidida por António Silva Campos apresentar contas do último exercício, nomeadamente do período considerado entre Julho de 2019 e Junho de 2020 que, mais uma vez, apresenta expressivo resultado positivo.

No acumulado entre Clube e SDUQ é reflectido um resultado líquido de cerca de 1,5 milhões de euros, demonstração que mereceu, dos sócios presentes, aprovação unânime, acompanhada de um voto de louvor, igualmente proposto pelo Conselho Fiscal, a toda a Direcção bem como aos colaboradores do Rio Ave FC.

Ficou, mais uma vez, explícito que o Rio Ave FC goza de um período de enorme solidez e crescimento financeiro, com grande margem de progressão, alicerçado numa gestão coerente e realista.

Tudo isto apesar de uma época extremamente atípica e excepcional por força da paragem forçada das competições, que obrigou os clubes a um esforço financeiro extraordinário para o cumprimento dos seus compromissos.

Sobre o Relatório e Contas 19/20, o presidente António Silva Campos lembrou as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 e o seu impacto na gestão corrente do Clube, sublinhando os custos acrescidos e extraordinários que a mesma ditou.

“Em Março de 2020, com as decisões por tomar em todos os escalões e modalidades, o Mundo parou por causa da Covid-19, e pela falta de respostas a algo que nos era tão desconhecido. O nosso plano e projecto enquanto Clube também ficou em suspenso até nos reorganizarmos. Toda esta situação teve efeitos nefastos para todos e o Rio Ave FC não foi excepção. Os orçamentos foram postos em causa. Conseguir cumprir as obrigações financeiras gerava alguma apreensão. Uma vez mais conseguimos, num esforço colectivo, que considero heróico, ultrapassar esta situação.

Deu-se depois a retoma. Foi preciso um trabalho árduo e incansável na busca de soluções e de respostas à realidade pandémica. O futebol foi exemplar, assumindo um papel responsável e pró-ativo na elaboração de planos de contingência, cumprindo todas as regras de segurança e salubridade no regresso à competição.

Mas tudo isto teve um preço elevado. Tudo isto teve custos muito altos. Em mês e meio de retoma foram necessários cerca de 100 mil euros para terminar o campeonato. E tudo isto sem receitas porque os outros sectores regressavam mais devagar. Não tivemos adeptos nos estádios, como ainda não temos. Ficamos sem receitas de bilheteira e comercial. Mas cumprimos com todos os nossos compromissos financeiros a todos os parceiros, ao Estado e à Segurança Social.”

António Campos recordou que, apesar de todas as dificuldades de uma época atípica, 2019/2020 traduziu-se numa temporada histórica para o Clube, com um novo 5º lugar e a qualificação para a Liga Europa, e renovada valorização de jogadores e treinadores, antes de comentar a evolução das actuais infraestruturas e das intervenções que decorrem ou estão programadas para a sede, estádio e academia.

No remate da sua intervenção, o presidente do Rio Ave FC sublinhou as contas positivas que mais uma vez a sua Direcção apresenta.

“Fizemos das nossas maiores dificuldades e incertezas o nosso maior sucesso e terminamos com contas altamente positivas. Penso que isto deverá ficar bem presente nas nossas vidas como uma lição. Fizemos de uma montanha de obstáculos um pico de glória. Demonstrámos que temos fibra de campeão. Provámos que nada nos pode impedir de sonhar e conquistar mais. A época passada irá ficar gravada como um exemplo futuro. E eu acredito que temos um futuro promissor pela frente. O impossível não existe no nosso vocabulário.”

No final da sessão, o presidente da Assembleia Geral, Amândio Couteiro da Silva, dando cumprimento aos Estatutos do Clube, procedeu à marcação de Eleições para 14 de Novembro, abrindo-se período para apresentação de candidaturas ao triénio 2020-2023. O presidente António Silva Campos, tomando uso da palavra, dirigiu-se aos sócios, realizando um balanço do trabalho feito no Clube desde que tomou posse, em 2008, e garantindo para o dia de amanhã, segunda-feira, uma decisão relativamente ao acto eleitoral.