Futsal: André Crud renova

Depois de uma época de sucesso, André Crud renova o seu vínculo com o Rio Ave Futebol Clube. Também Bruno Ramalho, treinador-adjunto, e Rui Damasceno, treinador de guarda-redes, continuam de caravela ao peito.

A equipa técnica do futsal sénior do Rio Ave FC mantém-se assim ao comando dos rioavistas que, esta temporada, iam disputar o play-off de subida à 1ª Divisão Nacional. Com o campeonato anulado, a equipa começa já a olhar para a próxima época e a renovação do treinador é um passo importante de estabilidade.

Falámos com o treinador rioavista, que relembrou os bons resultados desta época, falou da expectativa sobre a próxima temporada e ainda levantou um pouco o véu sobre o seu amor pelo clube.

Balanço da época 2019/2020

“Da temporada eu guardo um sentimento de frustração em relação à forma como acabou, que não nos deixou chegar à realização dos objetivos, mas olhando para trás e vendo o trabalho que toda a equipa técnica, staff e todas as pessoas envolvidas realizámos o sentimento é de dever cumprido e muito orgulho. Começamos esse trabalho com um grupo de 14 jogadores sendo que só um transitava realmente da equipa principal, colocamos no plantel 3 jogadores provenientes da extinta equipa B, trouxemos jogadores de divisões distritais, apostámos em jogadores que tiveram uma época parados por questão de lesão, criámos um grupo, trabalhámos um modelo de jogo, fomos corrigindo comportamentos, evoluímos muito na questão emocional e conseguimos chegar ao fim desse trabalho com um grupo unido, que acreditava e lutava para ser possível o objetivo da subida! Por isso um orgulho enorme no trabalho realizado. Acabámos em segundo lugar numa das séries mais competitivas, uma diferença de 3 pontos, isto é, o resultado de um jogo. Acabámos com 88 golos marcados, uma marca interessante, acabámos com o melhor saldo de golos da série. Os jogadores foram valorizados, a procura por eles demonstra isso mesmo. É um balanço positivo marcado pelo sentimento de não conseguir o objetivo por uma questão que nada teve a ver com a questão desportiva”.

Sobre o projeto de 2020/2021

“A continuidade de um trabalho, a continuidade da evolução do trabalho como treinador, do conhecimento adquirido na época passada, do conhecimento que eu tento adquirir diariamente e de tentar transferir esse conhecimento para a parte prática transformando isso em resultados. A ideia de que seria muito mais fácil começar já, de uma etapa adiantada, pois tenho grande parte do plantel que transita da época passada e isso permitir-me-ia evoluir muito em várias etapas e várias fases do modelo de jogo. Os reforços que temos também nos vão trazer um aumento de qualidade em relação aquilo que tínhamos. Tudo isto somado a uma questão que é a incerteza total desta época, ou seja, essa incerteza do que se vai passar por causa desta pandemia está espelhada na forma como os dirigentes e organizadores das competições estão perdidos sem saber o que fazer. A incerteza nas decisões, nos formatos das provas do próximo ano. Em relação ao projeto Rio Ave FC muito otimista. Em relação ao que se vai passar em termos de campeonato daqui para a frente, numa incerteza completa apenas com a esperança que possamos retomar à nova normalidade o mais rápido possível.”

Da motivação para renovar

“A primeira motivação é o facto de continuar ligado ao Rio Ave FC. Esta minha ligação com o clube já faz 15 anos e motiva-me a continuar no lugar onde gosto de estar, lugar onde me sinto em casa, no lugar onde conheço e gosto das pessoas. O outro factor é a sensação de trabalho inacabado, ainda mais com o sentimento de que estávamos muito próximos de conseguir aquilo a que nos tínhamos proposto fazer. É muito fácil falar nisso, as outras 11 equipas pensam da mesma maneira, mas o meu sentimento no fim da primeira fase e depois de alguns jogos de treino que realizámos na paragem era de que nós estávamos muito próximos e seria muito difícil a subida de divisão escapar. Isso é uma motivação enorme para continuar esse trabalho. O facto de poder contar com grande parte do plantel do ano passado me motiva muito mais e deixa-me mais confiante no que podemos fazer esta época.”