Circulação progressiva: Rio Ave FC no Top6 europeu

Temos abordado, ao longo da presente temporada, alguns dos melhores registos que a equipa principal do Rio Ave FC tem conseguido.

Da série consecutiva, ainda actual, de 9 jornadas sem perder no campeonato, ao melhor registo defensivo desde 1982, com apenas 23 golos sofridos em 24 jornadas, os pupilos de Carlos Carvalhal têm feito de 2019/2020 um verdadeiro caso de estudo e a performance auspiciosa promete ainda bater alguns recordes, assim que haja condições para a retoma dos campeonatos.

Estes feitos do Rio Ave FC 19/20 têm sido alvo de análise atenta por muitos daqueles que estudam o fenómeno futebol até ao mais ínfimo detalhe. Recentemente, numa dessas análises mais científicas, o reconhecido site goalpoint.pt, que se dedica à análise estatística das principais competições, chegou a um dado muito contundente.

Com efeito, o goalpoint.pt debruçou-se no estudo de uma métrica: a VPPDA (vertical progression per defensive action). Ou seja, analisou-se a forma como as equipas das principais ligas europeias progridem, com bola, a partir do seu sector defensivo, e quantos metros efectivos ganham, no terreno, sem perderem a posse, até, eventualmente, criarem oportunidades de golo no último terço e/ou marcarem golo. Desde logo percebe-se que, com esta métrica, se chegará a uma conclusão sobre quais as equipas que melhor progridem com bola sem a perderem, e quais as que têm mais dificuldade num estilo de jogo mais apoiado e que privilegia a posse e a progressão com bola.

Ora, feita esta análise, o site chegou a números curiosos. Vejamos o top6 europeu:

  1. Barcelona, 54.4
  2. Paris SG, 53.9
  3. Juventus, 51.8
  4. Bayern M., 51.2
  5. Real Madrid, 50.8
  6. Rio Ave FC, 48.7

Espantado? Não fique. Ao longo das últimas semanas temos partilhado nas nossas redes sociais alguns dos melhores momentos da equipa rioavista, na rubrica “Best Of 19/20”. Se perder uns minutos a ver alguns desses vídeos, verificará em primeira mão o porquê da presença neste top.

O Rio Ave FC aborda o jogo de forma positiva, privilegiando a posse, a circulação e a progressão paciente até poder, enfim, atingir a baliza adversária. E é essa qualidade de jogo que tem permitido à equipa discutir o resultado com qualquer adversário, além de ocupar, neste momento, o 5º lugar da tabela, e possuir já alguns dos melhores registos de sempre do Clube.

Mas para fecho de análise, vamos ver o que acontece quando o site goalpoint.pt coloca a métrica VPPDA a favor vs VPPDA contra, ou seja, a quantidade de metros que cada equipa permite ao adversário progredir com bola. Veja o quadro abaixo:

Feita a oposição dos dois vetores verifica-se que o Rio Ave FC está também muito próximo da ‘zona verde’, ou seja, entre as equipas que melhor combinam a capacidade de progredir com bola mas também das que melhor impedem a construção do adversário, mostrando-se, assim, como uma das equipas mais equilibradas do nosso campeonato e da Europa.

A época tem sido auspiciosa, e o Rio Ave FC aproxima-se de recordes muito interessantes. Uma época feita sem a pressão de objectivos classificativos, e apenas na estrita motivação de potenciar Clube e atletas, conseguindo melhorar a cada dia e atingir o que pareça inatingível.

Que regresse a competição.

 

Fonte estatística: goalpoint.pt