Condeixa: A magia da Taça por terras luso-romanas

A festa da Taça de Portugal proporciona, todos os anos, aos adeptos dos mais variados clubes, conhecerem diferentes localidades e regiões do nosso recanto à beira-mar plantado.

É, também por vezes, a melhor oportunidade que muitos têm de se agigantarem no mapa e mostrarem, através da força mediática que o futebol tem, a vivacidade das suas instituições, a jovialidade da sua determinação e a robustez das suas ambições.

Esta época, a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal leva-nos a Condeixa-a-Nova, terra de clube centenário e a viver dias de exaltação pela estreia neste patamar da competição. Sim, o Clube de Condeixa, fundado em 1900, nunca havia chegado ao terceiro capítulo da prova-rainha e a embelezar o feito nada mais festivo, até por ser inédito, do que receber uma equipa da Liga NOS, o Rio Ave FC.

Sábado, os caminhos mágicos da Taça levam-nos ao distrito de Coimbra e, porque assim nos diz um dos nossos slogans, embarque você também rumo à vitória.

Condeixa começa a desenhar-se a partir do século II a.C., com a emergência da cidade luso-romana de Conimbriga. Os vestígios dessa presença romana, onde se lêem sinais de um ancestral encontro de culturas, podem ainda hoje ser admirados nas ruínas e no Museu Monográfico de Conimbriga, o segundo mais visitado do país.

A beleza paisagística do concelho permite também apontar vários locais de interesse a quem o queira visitar. Fenómenos geológicos como os lapiás ou as Buracas do Casmilo atraem cada vez mais curiosos à Serra de Sicó, à procura das formas diferenciadoras que o calcário cria. Do reino da pedra pode passar-se rapidamente ao império da água, graças à Reserva Natural do Paul de Arzila, um verdadeiro santuário de vida natural.

O património edificado, como os inúmeros palácios que atestam a fidalguia de Condeixa, constitui outro dos grandes atrativos deste concelho. Alguns deles foram transformados em unidades hoteleiras, como a Pousada de Condeixa ou o Paço da Ega, prontas a acolher o visitante com tradição e conforto.

Sendo o jogo da Taça de Portugal na manhã de sábado, porque não tirar o fim-de-semana e conhecer melhor este destino que a magia da prova-rainha nos colocou no roteiro?

 

Rota de viagem (carro):

– Siga a A1 em direcção a Coimbra;

– Siga pela saída 11 em direção a N342/Lousã/Soure/Condeixa;

– Convergir com IC2/IC3/N1;

– Na rotunda, siga pela 3.ª saída;

– Vire à esquerda em direção a R. Francisco de Lemos;

– Na rotunda, siga em frente até R. Padre Bento Menni;

– Vire à direita em direção a R. Silvais e chegou ao Estádio Municipal de Condeixa.