Jogo pedia o empate mas bola parada definiu o vencedor

Um golo de bola parada decidiu a partida da 7ª jornada da Liga NOS, entre o Rio Ave FC e o FC Porto.

Esperava-se um jogo equilibrado, entre duas boas equipas, e foi precisamente isso que a noite chuvosa deste domingo deu ao público que encheu o estádio vila-condense. Antes da contenda dentro das quatro linhas, espaço para o reconhecimento do clube a Nelson Monte, defesa rioavista que, na última ronda da Liga NOS, atingiu a marca dos 100 jogos pelo Rio Ave FC.

Dentro de campo foram mais fortes os visitantes nos primeiros instantes do jogo já que, logo aos 12 minutos, aproveitaram um canto para ver Marega surpreender a defesa vila-condense ao primeiro poste e bater Kieszek com um cabeceamento certeiro.

Se o FC Porto pouco mais assustou o guardião polaco durante o primeiro tempo, pese embora a maior posse de bola portista, também é verdade que o Rio Ave teve dificuldade em impor o seu jogo, sair a jogar a partir de trás e controlar o meio-campo até ao tempo de descanso.

Carlos Carvalhal, percebendo o impasse táctico da equipa, operou duas alterações para a segunda parte, colocou apenas três homens a defender, deu largura ao jogo do Rio Ave pelas linhas com Mané e Nuno Santos e viu a equipa se fortalecer também no meio com Filipe Augusto, Tarantini e Jambor (substituiu Diego Lopes) a assumirem preponderância. Mehdi Taremi (substituiu Nelson Monte), regressado de lesão, era agora seta apontada, lado a lado com Bruno Moreira.

Não estranha, portanto, que o Rio Ave equilibrasse o jogo e se acercasse com mais perigo da baliza portista.

Assim surgiu o golo do empate. Bola em profundidade nas costas da última linha forasteira para a corrida de Mehdi que, à saída de Marchesín, picou a bola e festejou o golo. Lance anulado pela equipa de arbitragem e verificado, via VAR, para que após alguma demora fossem indicados uns fatídicos 64 centímetros do iraniano em fora-de-jogo.

A espaços, o FC Porto procurava o segundo mas Kieszek, em duas ocasiões, brilhou para manter a equipa no jogo.

Aos 85′, Santos de cabeça teve forte possibilidade de empatar mas o esférico morreu nas mãos do guarda-redes do FC Porto.

O resultado manteve-se inalterado e o Rio Ave FC sofreu a sua terceira derrota da temporada. Ficaram, ainda assim, sinais duma equipa que não se atemoriza contra ninguém e que procura discutir o resultado seja com quem for. A identidade da equipa está presente e o grupo, verdadeira família, terá certamente muito mais dias felizes do que cinzentos.

Com a pausa no campeonato abre-se espaço à Allianz Cup que regressa, já no próximo sábado, para a 2ª jornada da fase de grupos. O Rio Ave FC viaja até Portimão e uma vitória pode colocá-lo muito próximo duma inédita Final Four.

 

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Nuno Almeida
Ao intervalo: 0-1
Marcador: Marega (12)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Filipe Augusto (23), Corona (27), Zé Luís (30), Nuno Santos (52), Matheus Reis (62) e Pepe (89).

Rio Ave FC 0
Kieszek, Nelson Monte, Borevkovic, Santos, Matheus Reis, Tarantini, Filipe Augusto, Diego Lopes, Nuno Santos, Carlos Mané e Bruno Moreira
Substituições: Nelson Monte por Mehdi Taremi (Intervalo), Diego Lopes por Jambor (Intervalo) e Bruno Moreira por Ronan (78),
Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Pedro Amaral, Messias e Piazon
Treinador: Carlos Carvalhal

FC Porto 1
Marchesín, Pepe, Marcano, Nakajima, Marega, Alex Telles, Uribe, Corona, Zé Luís, Danilo e Otávio
Substituições: Corona por Manafá (59), Nakajima por Mbemba (75) e Zé Luís por Luis Diaz (82).
Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Bruno Costa, Soares e Fábio Silva
Treinador: Sérgio Conceição