Projecção: Sporting CP vs Rio Ave FC (Liga Bwin)

A 2ª jornada da 1ª Liga portuguesa leva o Rio Ave FC até Lisboa onde defrontará, sábado, às 20h30, o Sporting Clube de Portugal.

Depois da derrota na ronda inaugural, a formação rioavista pretende lutar pelos primeiros pontos, pese embora a dificuldade do adversário, em terreno adverso.

A história recente, porém, demonstra que o Rio Ave FC sabe ser feliz em Alvalade.

Nos últimos três confrontos entre as duas equipas, em casa do Sporting CP, os rioavistas venceram por duas vezes e empataram uma. Na memória dos vilacondenses estão ainda os triunfos por 2-3 e 1-2, no espaço de um mês, em 2019/2020, ou o empate a um golo em Janeiro de 2021.

Sporting CP e Rio Ave FC têm longa história de encontros. As duas equipas defrontaram-se em 63 ocasiões, sendo a primeira em 1979, aquando da realização da 11ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Tó Lima marcou o golo rioavista na derrota por 3-1, em casa, com os ‘leões’.

A primeira vez que o Rio Ave FC é feliz em Alvalade foi em 1985. Jogavam-se os ‘Oitavos’ da Taça de Portugal quando a equipa então treinada por Mário Reis surpreendeu o mundo do futebol ao eliminar o Sporting CP com golo solitário de Álvaro Soares. Jogavam nessa equipa, entre outros, Baltemar Brito, Duarte de Sá, Luís Sérgio e Manuel Pires.

O Sporting CP procura também a sua primeira vitória na edição 2022/2023 da 1ª Liga, depois ter empatado a três golos em Braga.

Luís Freire prepara o encontro da 2ª jornada sabendo que não poderá estar no banco de suplentes em virtude do castigo aplicado de 1 jogo de suspensão por ter sido expulso na 1ª jornada.

Os adeptos do Rio Ave FC continuam a mobilizar-se para a deslocação a Alvalade, estando os bilhetes ainda à venda até às 12h deste sábado, na loja oficial do Clube. Cada ingresso custa 13€ e a venda é exclusiva a sócios do Rio Ave FC.

O jogo entre Sporting CP e Rio Ave FC, com início marcado para as 20h30 de amanhã, será arbitrado por Manuel Mota.