RIO AVE FC vs Moreirense: Antevisão

 

Após mais uma sessão matinal, na qual apenas não marcaram presença Hassan (Seleção do Egito Sub-20) e Jeferson (recuperação de cirúrgia ao joelho esquerdo),Nuno Espirito Santo traçou as expetativas para o jogo deste domingo.

O treinador do Rio Ave Futebol Clube espera um Moreirense diferente do que defrontamos na primeira volta e destaca o fato da equipa verde e branca estar apenas concentrada na conquista dos três pontos.

Perspetivas para o jogo da 23.ª jornada
Já anteriormente referi que não são referência para nós os jogos anteriores e posteriores. Encaramos o jogo no seu contexto e neste sabemos que vamos jogar contra uma equipa difícil mas estamos preparados e motivados para tentar contrariar uma equipa que, repito, é difícil. Com os nossos argumentos vamos procurar conseguir um bom resultado.

Análise ao adversário deste domingo
Independentemente da postura que o Moreirense possa apresentar, vai ser certamente um adversário diferente do que encontramos na primeira volta. Nos últimos seis jogos o Moreirense conseguiu nove pontos e são claramente uma equipa diferente que pratica bom futebol. A entrada de Augusto Inácio veio trazer capacidade ofensiva que antes não foi, claramente, manifestada. Não sei se têm necessidade de pontos, mas espero um Moreirense diferente, uma equipa com critério ofensivo, boa posse e bons jogadores, portanto, um adversário complicado.

Ausência de Hassan
No nosso plantel, com característica de jogador de área, tínhamos dois elementos, o João Tomás e o Hassan. Neste jogo não temos os dois, o que não entendo que complique a nossa tarefa, temos é de ajustar a estratégia e confiamos que o plantel tem soluções válidas para conseguir capacidade de finalizar. Independentemente da estratégia a utilizar existe confiança absoluta em quem vai estar em campo. Já aconteceu em outras situações e sempre conseguimos jogar para ganhar que é o nosso propósito.

Objetivo do lugar europeu

Debruçamo-nos apenas no objetivo de conquistar pontos, não temos o nosso foco invertido para a parte negativa. Assumimos o compromisso de manter a posição que é nossa dentro de um objetivo possível pois há 24 pontos em disputa. Fazemos contas e não somos menos empenhados em criar metas. Temos de conquistar pontos para manter esta posição independentemente do que as outras equipas possam fazer, sabendo que vamos ter pela frente adversários muito complicados. Como grupo e Clube que somos criamos um ponto de partida para o que serão os próximos oito jogos de um campeonato no qual estamos a fazer um bom trabalho. Mas queremos mais e a nossa ambição é legítima.

Perspetiva de pontos para garantir lugar europeu
Nós sabemos que pontos serão necessários mas não vamos criar um número pois o grande risco é não seguirmos o nosso caminho. Temos sim de conquistar pontos para conseguir um lugar de conforto. Isso equivale a procurar sempre os três pontos.

Meia-final da Taça da Liga

Não temos novidades quanto à Taça da Liga. É um assunto que já abordamos, e que condiciona e distrai quem está a trabalhar. Neste momento, temos o objetivo e sonho que é a Taça de Liga. Sabemos que não nos tiram a possibilidade de lutar por um lugar na final mas condiciona o nosso trabalho. Porque queremos traçar ciclos de trabalho mas estes podem ser interrompidos por algo que não depende de nós.

O nosso emblema volta a treinar este sábado, pelas 10h30, no nosso Estádio, à porta fechada. No final da sessão matinal será divulgada a lista de convocados para a partida da 23.ª jornada da Liga Zon Sagres.