Futsal: Final de temporada atípico

Depois da decisão da Federação Portuguesa de Futebol, que deu por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições e decidiu não aplicar o regime de subidas e descidas, termina a época para o futsal do Rio Ave Futebol Clube.

Com André Crud ao leme da caravela, a equipa desde cedo mostrou que o objetivo passava pela subida de divisão. As primeiras partidas mostraram a ansiedade natural de uma equipa totalmente renovada e que tanto ansiava pelos triunfos. Uma vitória, um empate e uma derrota marcaram as 3 primeiras jornadas do campeonato.
Chegada a hora de enfrentar um rival com tanta história, Póvoa Futsal, os pupilos de André Crud conseguiram os golos que teimavam em não aparecer e venceram por 9-2 a equipa poveira. Com este triunfo, o conjunto vilacondense alavancou uma senda de 7 vitórias seguidas, tendo a mesma sido apenas interrompida pela derrota frente ao Nun’Alvares para a Taça de Portugal (com o golo da derrota a ser marcado ao cair do pano, já no prolongamento). O Rio Ave FC fechou a primeira volta com uma vitória contundente sobre o Freixieiro e mostrava-se pronto para uma segunda volta sem sobressaltos.
No segundo turno, tirando a derrota atípica no pavilhão do Boavista, os vilacondenses exalavam confiança e mostravam o bom futsal que nos tinham habituado. Com o apoio fundamental da claque rioavista, conseguiram vitórias importantes e ficaram sem sofrer qualquer golo durante 3 jogos. No jogo frente ao ADCR Caxinas apesar da má entrada na partida o Rio Ave FC conseguiu, depois de estar a perder por 2-0, igualar o resultado. E terminou a 1ª fase com duas vitórias sem espinhas. Desde a 5ª jornada, o conjunto vilacondense manteve o 2º lugar no campeonato.
A equipa terminou a 1ª fase da II Divisão em 2º lugar com 44 pontos, mais 2 que o terceiro classificado e menos 3 que o líder. Em 18 jogos disputados, a equipa apenas perdeu duas partidas e empatou outras duas. Foi detentora do melhor ataque da Série B com 88 golos marcados e sofreu apenas 37 golos.

O Rio Ave FC preparava-se para disputar a 2ª fase e estava perto do seu objetivo. Apesar deste revés na história que a equipa escrevia, o objetivo foi apenas adiado e a época de 2020/2021 já está a ser preparada com a mesma força e com um foco ainda maior na 1ª Divisão.