Comunicado da Direção: Acusação do SEF “caiu por terra”!

Fez-se justiça

 

       Acusação do SEF “caiu por terra”!

                Dirigentes do Rio Ave FC e empresários ilibados

 

 

  • Há largos meses atrás foi noticiado, de uma forma populista,  gravosa e lamentável, que “ O Presidente do Rio Ave FC é acusado de  facilitar imigração ilegal”, o que surgiu na sequência de uma estranha  intervenção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na Secretaria do  Clube e em outros locais, a qual foi realizada com um inapropriado “espetáculo” que ofendeu e prejudicou os visados: António Campos, na qualidade de Presidente do Rio Ave FC e de empresário, Eng. Paulo de Carvalho como anterior Presidente do Clube, o funcionário Gualter Pires e o empresário amigo do Clube Gil Faria.

  • Em sequência dessa intolerável diligência e das erradas interpretações retiradas dos elementos recolhidos e das audições efetuadas, o SEF produziu uma acusação que teve a posterior anuência do Ministério Público, baseada em meras suspeições e sem provas, determinando-se, assim, que os cidadãos acima referenciados fossem submetidos a julgamento no Tribunal da Comarca de Vila do Conde. Recorde-se que “ o crime” apontado  era ter sido dado emprego  às mães de jovens jogadores  brasileiros vindos para os juniores do Rio Ave FC!

  • Perguntar-se-á: crime, porquê? Afinal, o que foi feito era simples e transparente. Esses jovens, com idade inferior a 17 anos, para poderem vir para Portugal tiveram de ser acompanhados pelas mães que obviamente vieram a necessitar de trabalhar para sobreviverem, pretensão que lhes foi facultada pelo Sr. António Campos e por outros empresários locais, atitude solidaria e de enaltecer, onde continuariam no caso do visto de permanência em Portugal lhes ter sido concedido, o que não sucedeu, pelo que tiveram de regressar ao Brasil. Afinal, onde está o mal nessas atitudes dos dirigentes e empresários? Não podiam ajudar as mães dos atletas? E não podiam escolher quem queriam para trabalhar na cozinha e no armazém das suas empresas privadas?

  • O julgamento decorreu em várias sessões, ficando clara a correção de procedimentos e a seriedade dos visados. A decisão, esperada, da Meritíssima Juiz  foi a Total Absolvição dos srs. António Campos, Eng. Paulo de Carvalho, Gualter  Pires e Gil Faria, afirmando expressamente não se ter provado existência de qualquer documento falso, não ter havido qualquer tentativa de falsear a realidade, não ter existido qualquer auxílio à imigração ilegal e, assim, não ter sido cometido qualquer crime.

  • Surpreendente e muito positiva terá sido a posição assumida pelo Sr. Procurador da República que, em representação do Ministério Público no referido julgamento, pediu a absolvição dos visados que o próprio Ministério Público havia acusado.

  • Em conclusão, diga-se que se fez inteira Justiça, tornando-se improcedente  uma acusação que nunca deveria ter acontecido, a qual terá incomodado profundamente os visados a quem terá causado naturais prejuízos.

 

Em casos como estes, lógico e justificado seria o reconhecimento público do exemplar procedimento do Rio Ave FC e dos seus responsáveis nesta e em outras matérias do foro desportivo, bem como a apresentação de um formal pedido de desculpas por parte do Estado.

Esta foi mais uma vitória do Rio Ave FC que engrandece o Clube e os seus dirigentes.

 

20. janeiro. 2014

 

A Direção do Rio Ave FC