Direito de resposta ao artigo publicado no Diário de Notícias

A confusão e a mentira não podem sobrepor-se à verdade

 

É inacreditável e preocupante o que hoje se escreve, e o enfase que se lhe dá, no Diário de Notícias/DN a um assunto sob o título “Presidente do Rio Ave acusado de facilitar imigração ilegal”.  Quando o país está como está, quando inúmeras falcatruas existem aqui e acolá, quando tantos criminosos há à solta, quando se investiga tão lentamente, ou até nem se investiga, o que há de mais grave em Portugal, calhou (porque terá sido?!) ao Rio Ave FC ser vítima de uma situação tão ridícula como é a referida, parecendo ser crime ajudar-se quem precisa, apenas por ser um cidadão estrangeiro, mesmo que seja para  ajudar irmãos brasileiros a sobreviver!

Resuma-se, com verdade, o que aconteceu:

1.   É sabido que o Rio Ave FC aposta seriamente na formação de atletas, visando criar jogadores com qualidade que integrem futuramente a sua equipa principal e evidenciem valor para ser transferidos para grandes equipas portuguesas e europeias, garantindo verbas para o Clube que  permitam pagar, sempre e no momento oportuno, as  obrigações fiscais à Repartição de Finanças  e à Segurança Social.

2.   Face a este objetivo e postura, não inédita mas infelizmente pouco vulgar, o Rio Ave FC é procurado por  jovens portugueses de todo o país e também estrangeiros, nomeadamente do Brasil. Estes último, quando ainda são de  menor idade, para poderem ver regularizada a sua situação têm de ser acompanhados pelos pais ou tutores, os quais, para obterem o visto de residência, têm de ter emprego com base num contrato de trabalho com uma qualquer empresa, o que é também fundamental para o seu sustento, já que os seus filhos/ jogadores pouco recebem do Clube.

 

3.    Foi isto que sucedeu com os atletas Alípio (em tempos transferido para o Real Madrid), Hudson e Paulo Roberto (regressados ao Brasil por não terem correspondido futebolisticamente). Para a sua legalização e, insistimos, para sustento familiar, os seus pais ou mães conseguiram trabalho real em armazéns ou cozinhas de empresas e restaurantes locais, propriedade de empresários do concelho.

 

4.    Tudo normal e a verificar-se com tantas outras pessoas, , sem quaisquer incorreções. Por isso espanta a incrível atitude do SEF/Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, responsável por um  deplorável  espetáculo ocorrido nas imediações e dentro do Estádio do Rio Ave FC, como ali estivessem escondidos autênticos e perigosos criminosos, quando, afinal, era só para verem a documentação!

 

5.    E também espanta a acusação do Ministério Público, baseando-se em meras suspeições e sem provas, mas que lhe serviram para chegar à conclusão de ter havido contratos fictícios, crimes de auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos!

 

6.    Estamos plenamente convictos que se fará justiça e que tal se traduzirá na total absolvição dos envolvidos e, desejável seria, com a devida apresentação de desculpas ao Clube e a todos que estão a ser, injustificavelmente e injustamente, incomodados. Se assim não fôr, teremos de concluir que estamos a mais no futebol português e que não vale a pena haver gente séria apostada em elevar o futebol e em complementar, ou melhor, substituir, o Estado na criação de condições de formação dos jovens e de apoio social aos seus pais.

 

Uma nota que dá para pensar: segundo o próprio DN, houve um caso idêntico no FCPorto relativamente ao brasileiro Anderson, iniciado anteriormente ao caso do Rio Ave FC e que “morreu” antes de  chegar a tribunal, por certo por ter sido convenientemente esclarecido e aceites as razões invocadas.

 

 

08.julho.2013

 

                                                                       A Direção