“Juntos pelo Samuel”

É com este lema que o Rio Ave Futebol Clube, através do Rio Ave Social, convida todos os rioavistas e vilacondenses a no próximo Domingo, participarem do Jogo Solidário entre os Veteranos do Rio Ave FC e do FC Porto para ajudar o  Samuel.

O Donativo mínimo tem o valor de 5€, e além de ajudar tem ainda a possibilidade de ganhar uma bola autografada pelo plantel do Rio Ave FC.

Além do Jogo Solidário serão ainda leiloadas, durante a semana duas camisolas, uma de cada Clube, autografadas. Todos os fundos recolhidos serão doados à família do Samuel.

O jogo está marcado para Domingo, às 18H30, no Sintético Nº1 do Centro de Treino e Formação do Rio Ave FC, logo depois do encontro Rio Ave FC – CD Nacional.

O Samuel deveria ser uma criança de dois anos igual a tantas outras, mas não é. Deveria estar a dar os primeiros passos seguros e a experimentar as primeiras quedas, mas não está. Deveria estar a sentir a vida, mas não consegue e precisa da ajuda de todos.

Durante as primeiras 36 horas de vida o Samuel não conseguiu comer, “devido ao fato de ter líquido amniótico no estômago e não ter sido aspirado aquando do seu nascimento” e “sofreu uma queda de açúcar grave que fez com que ficasse com paralisia cerebral, epilepsia incontrolável e não consiga, até hoje, andar, ver e falar”.

O Samuel precisa de submeter-se a uma terapia experimental de transplante de células estaminais para a paralisia cerebral, na Carolina do Norte, feita, neste momento, em crianças até aos 3 anos de idade. Este tratamento inovador é feito através da infusão de células estaminais do cordão umbilical no pequeno Samuel, para que estas procurem no cérebro as células danificadas, regenerando-as e obrigando-as a combater as outras, mas o Samuel precisa de pelo menos 150 mil euros para começar os tratamentos.