Tarantini homenageado na sua terra natal

Tarantini foi, ontem, homenageado pelos seus conterrâneos de Gestaçô, em Baião.

A iniciativa partiu da Junta de freguesia, pelo seu representante máximo, António Bento, com o apoio da autarquia de Baião, que se fez representar pelo presidente da câmara municipal, Dr. Paulo Pereira.

Ricardo Vaz, ou Tarantini, como é conhecido no mundo do futebol, ao longo dos anos, tornou-se um filho ilustre de Gestaçô, terra de onde é natural,  pela carreira que tem vindo a construir no futebol nacional e principalmente, nos últimos 8 anos, no Rio Ave FC.

Gestçô e Baião decidiram unir-se para prestar homenagem ao nosso “capitão”, facto que nos deixa orgulhosos.

Tarantini alcançou a 1ª Liga com o Rio Ave FC e desde então fixou-se em Vila do Conde onde vive e trabalha.

No seu discurso, Tarantini, lembrou os primeiros dias de um sonho, amarrado às fronteiras da interioridade:

 

“Hoje sinto que o percurso que fiz até aqui é reconhecido e ficará gravado na minha memória para sempre.

Foi aqui que tudo começou no meio de serras, onde por vezes o sonho de uma criança é mais difícil de alcançar!
Recordo a minha infância, de andar sempre com a bola nos pés, de poder jogar na rua, de andar de um lado para o outro com o meu pai a fazer as entregas, tinha um contacto mais próximo com as pessoas. De chatear o meu pai que gostava de jogar futebol.”

Seguiu-se depois a aventura em Amarante e Covilhã, para onde “imigrou” à procura de melhores condições:

“…na altura não havia condições,. Hoje, em Baião, muito devido ao trabalho que foi feito pela câmara na construção de infraestruturas já é possível uma pratica de desporto.
Deixei de viver aqui aos 17 anos, quando fui para a universidade na Covilhã, vindo apenas naquelas alturas que não tinha jogos. O futebol deu-me tudo mas também me afastou da minha terra natal, daqueles que também mais amo”.

Para Tarantini, todos os sacrifícios foram compensados pelos objectivos alcançados:
“Um percurso de sacrifícios, de luta, longe das minhas raízes mas que me deu momentos maravilhosos, como a final da taça de Portugal, final da taça da liga, a supertaça e a presença na liga Europa. Já são 16 anos como profissional, 388 jogos!”

No final, deixou uma mensagem a todos aqueles que, um dia, decidem lutar também pelos sonhos:

“Para todos aqueles que não acreditam e que acham que é difícil, eu sou o exemplo vivo que é possível realizar sonhos em Gestaçô em Baião!
Mensagem essencialmente para os mais novos:  Espero que consigam fazer um percurso melhor que o meu, que consigam chegar à selecção nacional e colocar desta forma também o nome de Gestaçô, de Baião no mapa.”

Esta homenagem reuniu centenas de habitantes de Gestaçô e Baião, num gesto de agradecimento ao exemplo que Tarantini deixa a todos e pelo facto de se ter tornado um “embaixador” da “sua terra”.

IMG_3492 - Cópia IMG_3487 - Cópia IMG_3488 - Cópia IMG_3490 (1) - Cópia

t