“Há caminho a percorrer mas faremos o nosso caminho”

Em tempos de mudança, o Rio Ave FC deslocou-se ao Estádio do Dragão para disputar a 16ª Jornada da Liga NOS.

Miguel Cardoso estreou-se novamente ao leme da caravela vilacondense e apenas com três treinos para preparar um jogo que se adivinhava difícil.

Uma primeira parte ingrata para o Rio Ave FC que, apesar das oportunidades de golo da equipa da casa, foi conseguindo criar algumas dificuldades ao FC Porto. No entanto, e no lado da formação do Rio Ave FC, a tarefa de chegar à baliza adversária mostrou-se difícil de concretizar com sucesso.

Luíz Dias que vinha ameaçando a baliza rioavista desde o início, acaba por ser o autor do primeiro golo. Mehdi Taremi remata e a bola fica em Kieszek, mas na recarga aparece o colombiano que acaba por conseguir concretizar quando faltavam poucos segundos para terminar a primeira metade da partida.

O Rio Ave FC voltou a entrar em campo com um espírito diferente e isso foi visível, quer na posse de bola, quer nos lances de perigo. Aliás, Gelson Dala ameaça, aos 50′, através de um passe cruzado que sai em direção à baliza de Marchesín, mas a bola acaba por sair por cima.

O Rio Ave FC manteve o seu objectivo, e continuou a tentar incomodar o adversário ao mesmo tempo que ia procurando chegar à área portista. O nosso número 7, Gelson Dala, foi mesmo o grande protagonista das situações de perigo que o Rio Ave FC foi criando.

Aos 75′, na sequência da defesa do guadião portista ao remate de Dala, a formação guiada por Sérgio Conceição corre para o contra-ataque. Mehdi Taremi consegue segurar a bola e oferece o golo a Evanilson.

Mesmo apresentando-se com melhorias na segunda parte, o Rio Ave FC acabou por não conseguir traduzir em campo os seus objectivos. Mas esta é uma equipa resiliente, é uma equipa capaz e competente. Sabemos o momento que atravessa, mas também sabemos onde podemos chegar. Como dizia Ivo Pinto, na flash interview, “há caminho a percorrer, é certo. Mas passo a passo faremos o nosso caminho e iremos mostrar aquilo que pode vir a ser o novo Rio Ave FC”.

No fim da partida, o novo treinador do Rio Ave FC salientou a falta de tempo para a preparação do jogo, mas demonstrou confiança no processo evolutivo dos seus atletas. ” Estamos num processo que ainda tem pouco tempo e que ainda vai sofrer uma evolução. Se pegarmos no que foi feito de bom hoje, nos focarmos nisso e melhorarmos, vamos crescer! O nosso foco leva-nos nesse sentido… no crescimento da equipa. Todo o grupo de trabalho tem consciência do que estamos a fazer”, reforçou Miguel Cardoso.

De salientar também que Ronan cumpriu o jogo 50 de caravela ao peito, num jogo que marcou ainda a estreia de Anderson Cruz com a camisola verde e branca.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro: Nuno Almeida
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Luiz Díaz (44′) e Evanilson (75′)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Ronan (38′), Ivo Pinto (72′) e Matheus Uribe (78′)

FC Porto 2
Marchesín, Manafá, Mbemba, Pepe, Zaidu, Corona, Uribe, Sérgio Oliveira, Luis Díaz, Marega e Taremi
Substituições: Evanilson por Marega (67′), Fábio Vieira por Mehdi Taremi (80′), Nanú por Zaidu (80′), Grujic por Corona (80′) e Loum por Sérgio Oliveira (88′).
Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Diogo Leite, Felipe Anderson e Toni Martínez
Treinador: Sérgio Conceição

Rio Ave FC 0
Kieszek, Ivo Pinto, Borevkovic, Santos, Fábio Coentrão, Filipe Augusto, Pelé, Tarantini, Carlos Mané, Ronan e Gelson Dala.
Substituições: Francisco Geraldes por Carlos Mané (45′), Guga por Filipe Augusto (66′), Anderson por Ronan (75′), Pedro Amaral por Fábio Coentrão (85′), Meshino por Tarantini (85′).
Suplentes não utilizados: Léo Vieira, Nando Pijnaker, Diogo Teixeira e Said.
Treinador: Miguel Cardoso