Nota do Provedor do Adepto do Rio Ave FC

Posição do provedor do adepto do Rio Ave FC sobre o uso das redes sociais.

O provedor do adepto do Rio Ave FC tomou conhecimento, nos últimos dias, de diversas denúncias de comentários apagados na página oficial do Rio Ave FC no Facebook.

O provedor do adepto contactou alguns dos adeptos que dizem ter visto os seus comentários apagados e contactou também os responsáveis do Rio Ave FC.

Da parte do Clube, foi reafirmada a posição de que não há censura de comentários, exceto se eles forem considerados insultuosos, nomeadamente por utilizarem palavrões, na linha aliás do que preveem os Estatutos do Clube (secção V, artigos b e c). Mas mesmo nestes casos, lembra o Clube, é o Facebook que procede ao apagamento dos textos, quando deteta ‘vernáculo’.

O provedor não concorda com a utilização de palavrões para descrever o que se passa no nosso Clube, mas insta os responsáveis do Rio Ave FC a tornarem mais transparente a utilização das redes sociais, através da elaboração e publicitação de regras de utilização *.

Chegou também ao conhecimento do provedor um caso em que um comentário teria sido apagado sem utilização de palavrões, tendo obtido por parte do Clube a garantia de que não houve qualquer censura.

O Rio Ave FC não vive um bom momento desportivo, no que à sua equipa principal diz respeito, mas isso não pode justificar a utilização de insultos por parte dos adeptos ou a tentação de apagar os comentários mais incómodos por parte dos responsáveis.

Questão diferente, também abordada nas nossas redes sociais, é o facto de alguns adeptos terem sido bloqueados na página oficial do Facebook.

Apesar de nenhum caso ter chegado ao conhecimento do provedor, este reforça o pedido para que o Clube seja mais transparente na relação que mantém com os adeptos, através da tal publicitação de regras de utilização, que enquadrariam o recurso a uma situação-limite e indesejável de bloquear adeptos, mas também exorta os adeptos a defenderem as suas posições dentro do civismo que caracteriza os Rioavistas.

* O Facebook oficial do Clube tem, na secção “sobre”, em “Informação Adicional” o seguinte texto:

Moderação de comentários: O espaço de comentários na página oficial do Rio Ave FC deve ser utilizado tendo presente os mais elementares valores da cidadania. A moderação dos mesmos encontra-se ativada para que todo e qualquer conteúdo explicitamente abusivo, injurioso, vernáculo, xenófobo ou racista, seja automaticamente eliminado. Seja respeitado, respeitando o próximo. 

João Paulo Meneses
Provedor do adepto do Rio Ave FC