Nuno ao ataque!

Os números não mentem. Nuno Santos está a realizar a sua melhor época da carreira enquanto sénior. Contributo importante para a grande temporada do Rio Ave FC, na iminência do melhor registo de sempre na 1ª Liga.

Na linha do que o treinador Carlos Carvalhal tem referido, esta época tem permitido a potenciação e valorização de vários jogadores do plantel vilacondense. Nuno Santos é um dos expoentes máximos desse pecúlio, e os dados estão à vista.

O camisola 11 do Rio Ave FC leva 36 jogos no acumulado da temporada, 31 deles a titular, e somou já 5 golos, dois deles com elevadíssima nota artística. Na retina ficou o golaço, ainda no Verão passado, frente à UD Oliveirense na Allianz Cup, conseguido com um potente remate em força, de pé esquerdo, a cerca de 30 metros da baliza. Mais recente foi a ‘bomba’ com que bateu o guardião do Braga, para o campeonato, com um remate fortíssimo de primeira sem deixar a bola cair.

Mas a participação de Nuno nos golos da equipa não acontece só quando marca. É o segundo jogador com mais assistências no plantel (atrás de Carlos Mané), tendo já 6 no total da temporada.

Para tal, muito contribuem dois registos impressionantes do jovem avançado português.

Nuno Santos é o jogador de toda a Liga NOS com mais ataques. São 223 investidas pela defesa contrária, um registo que bate para já o de Corona, do FC Porto, com 216 ataques, ou o de Galeno, do SC Braga, com 192.

Mas há mais! No domínio dos cruzamentos para a área de perigo, ninguém o consegue fazer tanto e tão bem como Nuno Santos. Contabiliza já 157 bolas cruzadas para a área, numa média superior a 5 cruzamentos por jogo. Foi, de resto, assim, que surgiram algumas das assistências para golo.

Números que tiveram influência directa em 10 dos 51 pontos que o Rio Ave FC já leva no campeonato, fazendo de Nuno uma das figuras da caravela de 2019-2020.

Recentemente, numa entrevista ao jornal O Jogo, o guardião Pawel Kieszek lembrava algo curioso: “um dos exemplos da disponibilidade de todos, na equipa, para se ajudarem é o Nuno Santos, que agora até vem atrás fazer carrinhos para cortar a bola e defender tudo”. Assim é, e quem viu o recente jogo frente ao CS Marítimo deu conta disso. Nuno é agora um jogador mais completo, que não só ataca bem, como vimos anteriormente, mas também é exemplar a defender, merecendo a confiança de Carvalhal, não raras vezes, para fazer toda a lateral esquerda quando a equipa defende a três.

Com duas jornadas para o fim da Liga NOS, ainda há espaço para Nuno melhorar a sua marca e para o Rio Ave FC fazer desta a página mais brilhante da sua já longa história no campeonato principal português.