Não há dúvidas de que o Rio Ave FC entrou em campo para lutar pela vitória.
Depois da conquista para a Taça de Portugal, frente ao FC Famalicão, a confiança estava renovada e as provas dadas de que o Rio Ave FC sabe vencer com categoria.
De realçar que, nesta deslocação a Braga, Diego Lopes, ao entrar em campo, completou oficialmente o seu 200º jogo de caravela ao peito.
Um Rio Ave FC destemido, entrou em campo a olhar o SC Braga olhos nos olhos e a prometer procurar vencer os minhotos.
Os minutos iniciais foram atribulados, com Santos a sair queixoso de um ombro após ter sido derrubado por Ricardo Horta.
Entretanto, o Rio Ave FC deixa os bracarenses em alerta máximo. Mané, Dala e Filipe Augusto – à vez – ,tentam ser os autores do primeiro golo da partida. Com o tempo de intervalo a aproximar-se, Mané tenta novamente através de um remate cruzado, mas a bola passa ao lado da baliza.
Apesar da superioridade da equipa vilacondense, foi Ricardo Horta quem acabou por estrear o marcador, a dois minutos das equipas recolherem ao balneário. Um golpe duro para a equipa do Rio Ave FC que, até então, tinha estado por cima do jogo e apenas nessa ocasião viu a formação local criar perigo.
De regresso ao relvado, a turma de Mário Silva estava confiante para inverter o resultado. No entanto, a equipa da casa, com a confiança em alta, acabou por não dar espaço ao Rio Ave FC para fazer aquilo a que se tinha proposto.
Uma segunda metade da partida muito ingrata para os verdes e brancos, que sofrem o segundo golo à entrada do minuto 60. O Rio Ave FC não desiste e Mané, a par com André Pereira, ainda conseguem uma outra oportunidade, mas Matheus não deixa a bola tocar nas redes.
O SC Braga responde de imediato, com Paulinho a conseguir apontar o último golo da partida.
Um resultado demasiado pesado para a equipa de Vila do Conde e que não reflecte a exibição realizada no Estádio Municipal do Braga.
A próxima jornada joga-se em casa, frente ao CS Marítimo, no dia 28 de Dezembro.
Jogo no Estádio Municipal de Braga
Árbitro: João Pinheiro
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Ricardo Horta (43′), Fransérgio (62′) e Paulinho (88′).
Acção disciplinar: cartão amarelo a Tormena (60′). Expulsão, por vermelho directo, do delegado do Rio Ave FC, André Vilas Boas (60′).
SC Braga 3
Matheus, Esgaio, Tormena, Bruno Viana e Sequeira, Medeiros, Castro, Fransérgio, Galeno, Ricardo Horta e Paulinho.
Substituições: Galeno por Al Musrati (19′), Rodrigo Gomes por André Castro (84′), João Novais por Fransérgio (90′) e Abel Ruiz por Ricardo Horta (90′).
Suplentes não utilizados: Tiago Sá, Zé Carlos, David Carmo, Raul Silva e Vitor.
Treinador: Carlos Carvalhal
Rio Ave FC 0
Kieszek, Ivo Pinto, Santos, Toni Borevkovic, Pedro Amaral, Francisco Geraldes, Pelé, Filipe Augusto e Diego Lopes, Carlos Mané e Gelson Dala.
Substituições: Jambor por Filipe Augusto (intervalo), Gabriel por Gelson Dala (72′), Ronan por Geraldes (72′) e André Pereira por Diego Lopes (83′).
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Tarantini, Bruno Moreira, Fábio Coentrão e Meshino.
Treinador: Mário Silva