Uma nova vida longe da guerra

Há praticamente um ano, em Kiev, Yanina olhou para os dois filhos e tomou uma decisão: sair da Ucrânia o mais rápido possível.

Deixou para trás toda a sua vida. A casa, os familiares, os amigos e as rotinas diárias foram substituídas por uma viagem cheia de incertezas, mas com um destino bem definido. “Se Hitler não foi até Portugal, então Putin também não irá”, e com esta convicção, Yanina não descansou enquanto não chegou a terras lusas.

Os desconhecidos que encontrou quando chegou, falavam uma língua que nunca tinha ouvido, mas a bondade e a empatia foram facilmente traduzidas através de gestos de preocupação. A vontade das pessoas com que se foi cruzando era de ajudar o máximo possível e, portanto, as questões mais urgentes ficaram rapidamente resolvidas. Já instalada em Vila do Conde, a prioridade foi proporcionar aos filhos, Dzhavad e Santa, de 9 e 7 anos, uma vida estável, e com as rotinas a que estavam habituados. No caso de Dzahvad, a vontade de voltar a jogar futebol era muita, por isso, deslocou-se à Câmara Municipal de Vila do Conde, que por sua vez contactou o Rio Ave FC – que prontamente recebeu o pequeno atleta, garantindo as mensalidades e os kits necessários para os treinos.

Esta é a história de uma mãe que procura proporcionar aos filhos uma vida tranquila, livre e longe dos sons de armas, bombas e sirenes.

Mãe guerreira, mesmo estando longe do conflito, que fala da guerra, das memórias difíceis e de um futuro incerto com a capacidade de sorrir e transmitir uma mensagem de esperança.