Costinha brilha na Liga Portugal Bwin

É um dos produtos da formação do Rio Ave FC e tem dado muito que falar. O defesa tem sido um dos elementos fundamentais no plantel da equipa vilacondense, com 36 jogos realizados esta época, 3 golos e 3 assistências. Mas não são só estes os números que validam a sua qualidade.

O jovem atleta, de 23 anos, aparece no topo das tabelas de estatísticas da Liga Portugal Bwin, carimbando assim com selo de qualidade aquelas que têm sido as suas prestações.

Vejamos. Segundo dados do portal whoscored.com, que se dedica a compilar dados estatísticos das principais ligas mundiais, Costinha realizou 106 desarmes, ficando apenas atrás de Ugarte (Sporting CP), que executou 121. Em terceiro e quarto lugar, aparecem Afonso Taira (Casa Pia AC), com 95 e Pedro Malheiro (Boavista FC), com 94.

O ativo do Rio Ave FC lidera o número de cruzamentos bloqueados. Ao longo de 2806 minutos, bloqueou as tentativas adversárias por 21 vezes. Bruno Langa (GD Chaves) e Pedro Malheiro (Boavista FC) fizeram-no por 17 e 15 vezes, respectivamente.

No que a passes bloqueados diz respeito, Costinha também aparece, em destaque, no topo da tabela, mantendo uma distância considerável para os outros dois atletas com quem divide o pódio desta estatística. Enquanto o defesa do Rio Ave FC bloqueou 60 passes, Samu (FC Vizela) e João Mário (SL Benfica) apenas bloquearam 39 passes.

Também ofensivamente a sua prestação é notada e valorizada. O jovem ala consegue dar importante contributo ofensivo à equipa, não só pela fácil chegada ao último terço para acções de cruzamento, como pela capacidade de entrar na área, em jogo corrido ou em bola parada, para ser decisivo em acções de golo, como atestam as 3 assistências e 3 golos apontados ao longo da temporada.

Costinha já foi chamado à Seleção Nacional Sub21 por Rui Jorge, esta época, e até pode vir a ser convocado para o próximo Euro do escalão, dado que se constata ser um dos melhores jovens laterais portugueses.

Números que deixam água na boca e que levantam um pouco o pano relativamente ao que o jovem atleta ainda tem para dar.