Estão de volta os dias de friozinho na barriga a relembrar as históricas campanhas que levaram o Rio Ave FC à final da Taça de Portugal, por duas vezes.
A prova rainha é sempre uma competição especial para os rioavistas, que este sábado, diante do SC Olhanense, disputam a 4ª Eliminatória.
Com efeito, recordar a Taça é lembrar as finais do Jamor de 83/84, com Félix Mourinho e os ‘barbudos’, e de 2013/2014, dias em que Vila do Conde acorreu ao Estádio Nacional nas páginas mais memoráveis da história na prova. De resto, no currículo, o Rio Ave FC tem tradicionalmente um caminho longo por entre as eliminatórias da Taça de Portugal, sobretudo, no novo milénio.
Atingiu por quatro vezes as meias-finais e em seis ocasiões os quartos-de-final. São 174 jogos no total da história da prova e da participação rioavista, com um ‘saldo’ francamente positivo: 100 vitórias contra 50 derrotas no tempo regulamentar, às quais se juntam 24 empates que levaram a eliminatória a prolongamento. E já agora, um total de 323 golos marcados contra 203 sofridos.
Em 2021/2022, a campanha verde e branca começou logo na 2ª Eliminatória, com uma vitória em casa do Vitória de Sernache, do Campeonato de Portugal, por 3-1, com golos de Rúben Gonçalves, Aziz e Costinha. Na 3ª Eliminatória, recepção ao Boavista FC, da 1ª Liga, e goleada por 4-0, mercê dos tiros certeiros de Zé Manuel, Guga e Gabrielzinho (x2).
Segue-se o também histórico SC Olhanense, emblema algarvio centenário (fundação em 1912), que agora milita no Campeonato de Portugal mas que todos reconhecem das campanhas recentes no futebol profissional.
Finalista em 1944/1945, o clube de Olhão tem também história na prova, onde já realizou 188 partidas desde a primeira participação, em 1940.
Actualmente no 2º lugar da Série F do Campeonato de Portugal, o Olhanense chega a esta fase da prova-rainha depois de eliminar Juventude de Évora (1-0), Alvarenga (1-0) e Castro Daire (1-4 após g.p.).
No histórico de confrontos entre Rio Ave FC e SC Olhanense contam-se 20 jogos distribuídos entre 2ª Divisão B, 2ª Liga, 1ª Liga e Taça de Portugal. Nesta última realizaram-se dois confrontos: se em 88/89 os algarvios levaram a melhor, em 2007/2008 foi o Rio Ave FC quem seguiu em frente.
Venha sábado, com mais festa da Taça!