Terminou a campanha rioavista na prova-rainha do futebol português.
O Rio Ave FC voltou a ir longe na competição mas caiu diante do Sporting, nas meias-finais, com a derrota de 1-2, esta terça-feira, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.
Petit teve contrariedade ainda antes do apito inicial, com a lesão de Nelson Abbey, e lançou Vrousai num onze que conservou as opções da última partida, à excepção do regresso de Panzo, para o centro da defesa.
Apesar da boa entrada em campo, o Sporting logrou chegar à vantagem muito cedo na partida, através da cobrança de um pontapé de canto, aos 12 minutos, dificultando ainda mais a tarefa vilacondense, que já trazia desvantagem de dois golos da primeira mão.
O primeiro tempo acabou por ser de maior domínio dos visitantes, que asseguraram a vantagem até ao intervalo.
Ao intervalo, nova contrariedade para o treinador rioavista. Aguilera, com lesão num joelho, forçou nova alteração para a segunda parte, entrando Bakoulas para o meio-campo vilacondense.
Numa altura em que o Rio Ave FC procurava reequilibrar o marcador, o Sporting CP conseguiu ampliar a vantagem. Aproveitando um alívio incompleto da defesa vilacondense, Gyokeres surgiu isolado nas costas da defesa rioavista e bateu Miszta.
A formação rioavista não baixou os braços e manteve-se competitiva, conseguindo subir linhas e criar oportunidades. Primeiro, Olinho esteve perto de grande golo, com um tiro que atingiu o travessão e deu ainda ilusão de golo ao bater em cima da linha.
Logo depois o Rio Ave FC conseguiria chegar ao golo. Numa boa triangulação entre Tiago Morais, Clayton e André Luiz, este último acabou isolado e a bater Rui Silva para o 1-2 que haveria de se registar no final da partida.
Fica por aqui o sonho rioavista de uma terceira final da Taça de Portugal, na sua história, mas acima de tudo sai de cabeça erguida duma competição onde fez percurso assinalável.
Jogo no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira
Árbitro: Hélder Carvalho
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Gonçalo Inácio (11), Gyokeres (50) e André Luiz (66).
Acção disciplinar: cartão amarelo a St. Juste (33), Ndoj (47), André Luiz (72) e Bakoulas (73).
Rio Ave FC 1
Miszta, João Tomé, Ndoj, Panzo, Vrousai, Tiknaz, Aguilera, João Novais, André Luiz, João Graça e Clayton
Substituições: Aguilera por Bakoulas (46), João Novais por Olinho (56), João Graça por Tiago Morais (56), Tiknaz por Vitor Gomes (77) e Ndoj por Kostoulas (81).
Suplentes não utilizados: Matheus Teixeira, João Pedro, Martim Neto e Karem Zoabi.
Treinador: Petit
Sporting CP 2
Rui Silva, St. Juste, Diomande, Inácio, Fresneda, Hjulmand, Debast, Matheus Reis, Pedro Gonçalves, Trincão e Gyokeres
Substituições: Catamo por Pedro Gonçalves (46), Esgaio por Debast (53), Biel por Trincão (68), Harder por Gyokeres (68) e Araújo por St. Juste (83).
Suplentes não utilizados: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Eduardo Felicíssimo e Quenda.
Treinador: Rui Borges