FK Borac no caminho do Rio Ave FC na Liga Europa

Foi esta manhã sorteada a 2ª Pré-Eliminatória da Liga Europa 2020/2021.

O Rio Ave FC vai defrontar, na Bósnia, o FK Borac Banja Luka.

A UEFA, por forma a evitar confrontos entre clubes do mesmo país ou imbróglios com viagens para países sem corredor aéreo livre, fruto das restrições acerca da Covid-19, dividiu as 92 equipas em pequenos grupos, dando primazia aos cabeças de série, onde se incluía o Rio Ave FC.

A sorte do sorteio ditou o confronto com os bósnios, sendo que a eliminatória joga-se em apenas um jogo, estando a realização do mesmo previsto para 17 de Setembro.

Apesar das três presenças anteriores na Liga Europa, com um total de 14 jogos realizados, é a primeira vez que o Rio Ave FC defronta, em jogos internacionais oficiais, uma equipa da Bósnia.

O FK Borac Banja Luka, fundado em 1926, é o actual 4º classificado da liga bósnia, que vai já para a 6ª jornada. Classificou-se no 4º lugar da edição anterior do seu campeonato e derrotou  o FK Sutjeska, da Macedónia, na 1ª Pré-Eliminatória.

As duas equipas defrontar-se-ão no Estádio Gradski, na segunda maior cidade da Bósnia, Banja Luka. Um estádio inaugurado em 1937 mas alvo de várias remodelações, com capacidade para 10 mil pessoas. O encontro realizar-se-á à porta fechada e decidirá quem avança para a 3ª Pré-Eliminatória.

Na reacção ao sorteio desta manhã, em Nyon, o presidente António da Silva Campos sublinhou o desejo de uma vitória europeia: “Temos pela frente um adversário de respeito. Se aqui está, é porque tem qualidade e devemos estar preparados.

O FK Borac nunca perdeu em casa para as competições europeias, por exemplo, e já tem outro ritmo competitivo neste momento, pois já realizou cinco jornadas do seu campeonato e venceu na 1ª Pré-Eliminatória. No entanto, o Rio Ave FC já demonstrou nos anos mais recentes capacidade para vencer em terreno adverso e acredito que, pela qualidade e ambição do nosso plantel, pela vontade de superação que o nosso treinador tem transmitido, tudo faremos para vencer este jogo e conseguir a presença na ronda seguinte.

Lamento, ainda, que face à situação pandémica, os nossos sócios e adeptos não nos possam acompanhar em mais uma jornada europeia, mas tenham a certeza que o Rio Ave FC levará à Bósnia a valentia que tanto vos caracteriza”.

Já o treinador rioavista, Mário Silva, reforçou a vontade do Clube em avançar na Liga Europa, lembrando o respeito por um adversário que vai mais adiantado na competição: “Vai ser um jogo difícil, contra uma equipa forte da Bósnia, que já está numa fase mais adiantada da época. Já disputou 6 jogos oficiais mas isso não nos tira o foco e objetivo de seguir em frente na prova.

Vai ser uma viagem longa, jogamos fora de casa mas a ambição e superação, fazem com que este desafio seja encarado com optimismo.

Não menosprezamos o adversário por não ser um nome forte na Europa, porque sabemos que nestas ligas existe muita qualidade nos jogadores, que querem, nestas competições, mostrar-se ao mundo do futebol, numa boa montra.

Será difícil, contra uma equipa forte no seu país, que já teve algumas presenças na Liga Europa e Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, mas de certeza que com trabalho, qualidade e humildade da nossa parte, temos condições para vencer e queremos muito seguir em frente.”