À descoberta de Banja Luka (Bósnia)

Banja Luka, situada na Bósnia e Herzegovina, é o destino ditado para o Rio Ave FC no sorteio da UEFA para a 2ª Pré-Eliminatória da Liga Europa.

Os quase 3000 Km que nos separam, não nos impedem de encontrar algumas semelhanças entre as duas cidades. Vamos ficar a conhecer melhor Banja Luka?

É a segunda maior cidade do país e é a capital da entidade conhecida como República Sérvia da Bósnia. A cidade em si situa-se no vale de Banja Luka, que está na transição entre duas zonas, uma de montanhas mais altas e outra de montanhas mais baixas.

As montanhas que mais se destacam são as Čemernica, com 1338 metros de altitude, e a Manjača, com mais de 1200 metros de altitude.

Banja Luka é rica em espaços verdes, tendo imensas avenidas ladeadas por árvores, e por toda a cidade podem ver-se alamedasjardins e parques.

Com um clima continental, os invernos são rigorosos e as águas atingem temperaturas próximas do congelamento. No Verão, as temperaturas não ultrapassam muito os 20ºC.

Agora os pontos em comum?

Ainda no âmbito do clima, também em Banja Luka se fazem sentir ventos fortes, que sopram de norte e de nordeste. Sendo que os ventos são uma característica tão própria de Vila do Conde, neste aspecto, não há nada que estranhar.

Banja Luka é atravessada pelo Rio Vrbas. Bem perto das margens do rio, no centro da cidade é possível encontrar o Kastel Fortress, o monumento histórico mais antigo de Banja Luka. Esta fortaleza era utilizada pelo exército para proteger a cidade e a população das investidas inimigas. Por cá, o Forte S. João serviu o mesmo propósito.

Contruído em 1378, nas imediações de Banja Luka, em Petrićevac, é possível também encontrar um mosteiro franciscano. Construído por franciscanos bósnios, é um dos primeiros do seu género na Bósnia. No que toca a mosteiros, em Vila do Conde também estamos bem servidos. O Mosteiro de Santa Clara é um dos cartões de visita da nossa cidade e portanto, ver um Mosteiro algures em Banja Luka pode ser familiar a quem por cá anda.

O nome da cidade da Bósnia e Herzegovina dá o nome ao clube: FK Borac Banja Luka.

O Banja Luka City Stadium, ou Gradski Stadium, tem uma capacidade para cerca de 10.000 espectadores e tem, na sua composição três bancadas: duas laterias (uma delas coberta) e uma outra num dos topos.