A Liga NOS está prestes a recomeçar.
Durante os últimos dois meses e meio, vimo-nos privados de competir, de treinar, de trabalhar como sempre fizemos.
O campeonato foi interrompido mas desde cedo iniciámos, clubes, Liga, FPF e todos os agentes directamente relacionados com o futebol, um processo de retoma que permitisse o regresso da Liga NOS, sempre com a premissa da segurança de todos os intervenientes.
Foram semanas árduas de reuniões, de adopção de novos procedimentos, da adequação dos estádios e, em suma, da habituação a uma nova ‘normalidade’.
Mas esta ‘normalidade’ não se estende, ainda, às bancadas dos nossos estádios. Não podemos, ainda, e lamentavelmente, contar com a presença dos nossos sócios, dos nossos adeptos, daqueles que são a razão de existência dos clubes e do futebol.
Custa-nos aceitar. É um facto. Mas as recomendações e regras são minuciosas, exigentes, e devem ser respeitadas por todos.
Por outro lado, acreditamos que quanto melhor respeitarmos estas regras, mais célere será o regresso à normalidade, mais depressa voltaremos a contar com o seu apoio no estádio, mais depressa ouviremos o seu grito de vitória, o seu cântico de apoio, aquilo que nos alimenta a alma e nos faz querer vencer e crescer, a cada dia. O futebol é dos adeptos. Os adeptos são o futebol!
Durante este caminho de retoma, exorto-vos a que respeitem as recomendações governamentais e da Direcção Geral da Saúde.
Não se desloquem aos estádios em dia de jogo.
Evitem a todo o custo os aglomerados junto aos locais de estágio das equipas, dos centros de treino, dos estádios.
Evitem assistir às transmissões televisivas dos jogos em locais que não respeitem a lotação máxima de segurança.
Promovam e respeitem o distanciamento social.
Confiamos no vosso bom senso, no vosso respeito pelas recomendações, na vossa capacidade de serem, também, agentes de saúde pública.
Temos sido, todos, um exemplo no combate à pandemia. Depende apenas de nós continuarmos neste caminho e conseguirmos, juntos, a vitória mais importante das nossas vidas.
Mantenham-se em segurança!
Obrigado a todos,
António da Silva Campos,
Presidente do Rio Ave Futebol Clube