Está estreada a edição 2023/2024 da Liga Portugal Betclic para o Rio Ave FC.
O início do campeonato trouxe milhares de fervorosos adeptos vilacondenses e o gosto doce da primeira vitória. Os três pontos conquistados diante do GD Chaves, no confronto deste domingo, são o corolário maior de uma tarde sorridente para os rioavistas.
Com uma grande mudança no onze (Jhonatan com uma entorse grave no tornozelo deu o lugar a Magrão, na baliza), Luís Freire procurou um onze inicial combativo e que dividiu a partida com os flavienses no primeiro quarto de hora. O primeiro lance é mesmo do Rio Ave FC, com Hernâni a tentar assistir Ruiz para o primeiro assomo de perigo logo no minuto 1.
Aos 14 minutos momento marcante do jogo. Bruno Langa vê cartão amarelo e protestou a decisão do árbitro Ricardo Baixinho, que prontamente lhe admoestou com o segundo amarelo e respectivo vermelho.
Cenário de dificuldade acrescido para os flavienses mas que não se traduziu com alteração no marcador até ao intervalo. Com 10 unidades, a formação de Chaves fechou os caminhos da sua baliza em bloco mais baixo e de pouco valeu ao Rio Ave FC o domínio quase absoluto da posse de bola, apesar da tentativa com remate rasteiro de Hernâni, a fazer o esférico passar perto do poste.
Bloqueio que a equipa de Luís Freire sabiamente contornou na segunda parte.
As entradas de Boateng e Sávio parecem ter mexido com as marcações do adversário e o Rio Ave FC cedo começou a acumular lances junto à baliza de Hugo Souza.
São disso exemplo as duas oportunidades ao minuto 50. Primeiro Fábio Ronaldo viu o guardião desviar, depois Joca de fora da área atirou em arco e acertou em cheio no travessão.
A pressão verde e branca era cada vez mais intensa e aos 59 foi assinalada grande penalidade sobre Fábio Ronaldo. O avançado vilacondense procurava finalizar para golo mas é atingido no gémeo da perna direita por Sylla.
Consultado o VAR, Ricardo Baixinho assinalou o penálti que Leonardo Ruiz converteu com classe.
Aos 66 enorme oportunidade criada pela magia de Guga. O camisola 6 do Rio Ave FC recebeu em posição frontal, ainda fora de área, e rematou a contar mas Hugo Souza voou e evitou o 2-0 com defesa importante.
Mais perto do final, ligada a artilharia rioavista que primeiro por Santos de livre e depois por Vitor Gomes fuzilou de longe a baliza do guarda-redes do Chaves que em ambas mostrou estar atento.
Já perto do final da compensação o golpe fatal (Chaves ainda empatou mas lance anulado por claro fora de jogo). Sávio pela esquerda meteu no coração da área e Zé Manuel, fazendo jus à alcunha, estreou-se com golo no regresso à 1ª Liga.
Antes do final ainda houve tempo para Magrão brilhar, numa defesa a cabeceamento perigoso de Bruno Rodrigues, instantes antes de rebentar a alegria dos vilacondenses com a primeira vitória do Rio Ave FC na estreia da 1ª Liga 23/24.
Um jogo marcado pela homenagem a Guga, que tem agora 100 jogos pelo Rio Ave FC e recebeu camisola evocativa das mãos da Presidente Alexandrina Cruz, e pela referência e distinção a Andreia Sousa, auxiliar da equipa de arbitragem de Ricardo Baixinho que se tornou hoje a primeira mulher da história nestas funções num jogo da 1ª Liga portuguesa, e foi também agraciada com as camisolas dos dois clubes, entregues pelos respectivos presidentes, Alexandrina Cruz e Francisco Carvalho, e da Liga Portugal, entregue pela sua Diretora Executiva Coordenadora, Helena Pires.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Ricardo Baixinho
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Ruiz (64) e Zé Manuel (90+8).
Acção disciplinar: cartão amarelo a Bruno Langa (14 e 14), Ygor Nogueira (20), Pantalon (41), Sylla (63), Joca (73) e Sávio (90+3). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, a Bruno Langa (14).
Rio Ave FC 2
Magrão, Costinha, Pantalon, Santos, Josué, Fábio Ronaldo, Amine, Guga, Joca, Hernâni e Ruiz
Substituições: Pantalon por Sávio (46), Hernâni por Boateng (46), Joca por Zé Manuel (73), Amine por Vitor Gomes (73), Josué por Patrick William (73).
Suplentes não utilizados: Lucas Flores, Ukra, João Graça e André Pereira.
Treinador: Luís Freire
GD Chaves 0
Hugo Souza, Sylla, Bruno Rodrigues, Ygor Nogueira, Bruno Langa, Benny, Kelechi, João Pedro, Sandro Cruz, Paulo Victor e Hector
Substituições: Benny por Steven Vitória (46), João Pedro por Pinho (65), Sandro Cruz por Melro (90), Sylla por Queirós (90).
Suplentes não utilizados: Rodrigo, Picas, Edu, Guilherme e Ktatau.
Treinador: José Gomes