Os números e recordes de Filipe Augusto

Filipe Augusto tem assinado mais uma boa época ao serviço do Rio Ave FC.

O médio brasileiro, um dos mais utilizados por Mário Silva desde o arranque da temporada, é um dos esteios da equipa, e tal reflecte-se nos números que identificámos numa análise breve às seis participações de Filipe na Liga NOS.

A capacidade de passe, a fiabilidade com que o faz, a visão de jogo, a disponibilidade para o duelo físico e a recuperação de bola, são características há muito conhecidas do médio e apesar de não ter alinhado em todas as 9 jornadas já realizadas do campeonato (jogou apenas 66% da prova até ao momento), Filipe Augusto é destaque nos tops de desempenho da Liga NOS.

Detalhando os números, o médio rioavista tem um total de 477 passes realizados na prova, o que confere uma média de 79.5 passes por jogo ao brasileiro, tão só a média mais alta de todo o campeonato. Ninguém passa tanto num jogo quanto Filipe Augusto, e ainda por cima com eficácia. É que ao nível da precisão de acerto, a percentagem cifra-se nuns 89.5%, a sétima melhor precisão da prova. E não falamos apenas de passe curto. Na marca inclui-se uma média de 4.7 passes longos acertados por jogo.

Na última jornada da Liga NOS, no jogo diante do Boavista, Filipe Augusto somou um total de 102 passes no jogo, fixando um recorde do campeonato e batendo uma marca que já era sua (99 passes vs Gil Vicente, na 8ª jornada). E por falar em recordes, o site especializado GoalPoint refere que fixou ainda outro, o de mais acções com bola num só jogo: 144.

Filipe é, por isso, dos que mais passa em Portugal, mas também dos que mais acerta, seja num jogo mais apoiado, seja numa variação de flanco ou profundidade ofensiva.

Como médio de cariz mais defensivo, o seu trabalho vai muito além da contribuição para a construção ofensiva da equipa. Ao nível das recuperações de bola, Filipe Augusto está entre os que mais desarma por jogo, chegando, para já, aos 3 desarmes por cada 90 minutos, constituindo-se como um dos mais difíceis de ultrapassar.

Na última jornada, conseguiu mesmo um total de 8 recuperações de posse de bola e 5 desarmes.

Nem só de golos e assistências se faz o futebol e se compõe uma boa época. Filipe Augusto demonstra-o com dados muito interessantes e que acalentam o médio brasileiro para mais uma época de qualidade ao serviço do Rio Ave FC, ambição partilhada, de resto, por todo o plantel, que faz da superação um alimento para o alcançar de metas ainda mais ambiciosas.