Que rica Europa da nossa história!

É dia de festa em Vila do Conde! E que festa! Tão merecida!

O Rio Ave FC foi até ao Estádio do Bessa Séc. XXI jogar O JOGO do campeonato. Tínhamos um único objectivo: vencer!

Foram 90 minutos sofridos, até porque não estávamos sozinhos na luta pelo 5º lugar. Estávamos dependentes do resultado que vinha da Madeira, mas em relação a isso nada se podia fazer. A nossa missão era fazermos aquilo a que sempre nos propusemos ao longo de toda a época. Entrar em campo e darmos o litro pelos 3 pontos. O esforço, o trabalho e a consistência compensam!

Soa o apito inicial!

O nosso número 99, Mehdi Taremi, tenta a sua sorte nos primeiros minutos de golo, mas o remate sai ao lado. Ainda assim, já se adivinhava que o iraniano estava determinado em acertar nas redes de Helton Leite.

Por outro lado, pouco depois, Kieszek faz uma espantosa defesa ao remate de Sauer fazendo antever que na baliza do Rio Ave FC também está tudo seguro!

Segue a partida com o Rio Ave FC por cima. Com a ânsia de marcar, o suspeito do costume, Mehdi Taremi estreia o marcador aos 17′ !!!

Lançamento na linha pelas mãos de Nélson Monte para Lucas Piazon, que assiste para Diego Lopes rematar, mas a bola esbarra contra um defesa, acabando por sobrar para o iraniano que não deixa escapar a oportunidade. Está feito o 0-1!

Ainda há tempo para Al Musrati apontar à baliza das panteras, mas a bola sai por cima.

O Rio Ave FC vai para intervalo a vencer, e da Ilha da Madeira chegam notícias de que o FC Famalicão chega ao tempo de pausa com o jogo empatado. Os ares são positivos, mas com cautela. Pés assentes na terra.

Arranca a segunda parte! Sauer volta a criar perigo e tenta chegar ao empate, mas o croata Borevkovic desvia o lance.

Mais uma vez, Mehdi Taremi ameaça a baliza adversária. Cruzamento de Nuno Santos para o iraniano, que remata para o segundo golo do Rio Ave FC, mas Helton segura a bola.

Aos 84′ o Rio Ave FC segura a vitória! Quer adivinhar? Mehdi Taremi!

Paulinho atrasa para Lucas. O defesa hesita e espera pela saída do guarda-redes. Taremi antecipa-se, ganha o ressalto a Helton e entra, com toda a classe, com a bola na baliza do Boavista FC! É impossível não festejar! O Rio Ave FC está a fazer um jogaço e a Europa está ali mesmo à espreita!

No banco, os nervos estão em franja… Principalmente depois de chegarem as notícias de que a equipa de João Pedro Sousa, depois de já ter estado a perder, conseguiu empatar e ainda há jogo pela frente. Os minutos passam. No Estádio do Bessa, dentro das quatro linhas, tudo está seguro. Aos 90+2′ a equipa famalicense marca. É visível o olhar de desgosto dos que estão no banco do Rio Ave FC. Parecia estar tudo programado para nos fazer sofrer. Quase a par e passo do apito final no jogo em casa do Boavista FC, na Ilha da Madeira, a equipa de José Gomes empata!!! Não há coração que aguente! Vêem-se os segundos a passar. Cada um parece uma eternidade! Olha-se para o céu em busca da notícia que merecíamos receber! E já está!!! O Rio Ave FC está na Liga Europa!

Melhor época de sempre, com o recorde de pontos na I Liga batido ainda na 33ª Jornada, e agora com mais 3 pontos somados. Contas feitas, o Rio Ave FC termina a época com 55 pontos, mais 4 do que o máximo conseguido na época 2017/2018.

A cereja no topo do bolo? Claro está! O acesso à Liga Europa! O Rio Ave FC marca, assim, a sua quarta presença na competição europeia, em apenas 6 anos. Notável! De Grande!

Navegámos todas as marés de queixo erguido, lutámos todas as batalhas com destreza! A prova de que o esforço compensa, está à vista de todos. Somos grandes! Somos Rio Ave FC!

Jogo no Estádio do Bessa Séc. XXI, na cidade do Porto
Árbitro: Manuel Oliveira
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Mehdi Taremi (17′ e 84′)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Gustavo Sauer (51′), Cassiano (65′), Ricardo Costa (76′) .

Boavista FC 0
Helton Leite, Fabiano, Ricardo Costa, Lucas, Carraça, Ackah, Paulinho, Bueno, Gustavo Sauer, Cassiano e Mateus.
Substituições: Fernando Cardozo por Mateus (71′), Luís Santos por Carraça (83′), Marlon por Ricardo Costa (86′), Reisinho por Ackha (86′)
Suplentes não utilizados: Bracali, Marlon, Dulanto, Breno, Reisinho, Fernando Cardozo, Tomás Reymão, Idris e Luís Santos.
Treinador: Daniel Ramos

Rio Ave FC 2
Kieszek, Nelson Monte, Borevkovic, Aderllan Santos, Matheus Reis, Al Musrati, Filipe Augusto, Lucas Piazón, Nuno Santos, Taremi e Diego Lopes.
Substituições: Carlos Mané por Lucas Piazon (79′), Tarantini por Diego Lopes (8)
Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Diogo Figueiras, Tarantini, Bruno Moreira, Carlos Mané, Pedro Amaral, Rúben Gonçalves, Messias e Dala.
Treinador: Carlos Carvalhal