Santo padroeiro do golo!

O Rio Ave FC rumou até Setúbal para jogar esta 28ª Jornada da Liga NOS.

Na primeira volta, a 9 de Novembro, a equipa vilacondense conquistou os três pontos frente ao Vitória FC e o objectivo era repetir a senda.

Desta vez, novidade no onze inicial, com a estreia de Ruben Gonçalves a titular na equipa principal. O atleta no Rio Ave FC desde 2014, destacou-se nos sub-23 na época passada e acabou por conquistar o seu espaço na equipa de Carlos Carvalhal.

Uma primeira parte em que se vê mais Rio Ave FC, com mais aproximações à baliza de Makaridze. Ainda assim, é a equipa da casa que chega ao primeiro golo, aos 25 minutos, depois de Kieszek ter conseguido defender a primeira carga de Éber Bessa, na segunda tentativa de Guedes, o guarda-redes vilacondense já não consegue chegar à bola. O avançado que já vestiu as cores de Vila do Conde, não esboçou qualquer festejo em sinal de respeito pela equipa que já representou.

Rapidamente, o marcador é actualizado para o empate, depois de Makaridze ter feito falta para penálti a Mehdi Taremi. Aos 27 minutos, bate o iranino e põe a bola dentro da baliza sadina!

O Rio Ave FC ganha um impulso com este golo e nota-se claramente a superioridade rioavista, com várias situações de perigo para a formação de Setúbal. Aos 35 minutos, Diego Lopes ameaça fazer o 2-1 mas o guardião georgiano não permitiu. Já em cima do tempo de intervalo, Mehdi Taremi também tenta a sua sorte, depois de um trabalho exemplar na área adversária, mas o remate sai ao lado.

Ainda antes do apito para a recolha aos balneários, Makaridze, que já vinha tendo algumas queixas físicas, acaba por ser substituído pelo seu colega brasileiro.

A segunda parte começa marcada por uma intervenção violenta de Zequinha com Carlos Mané, que dá cartão vermelho ao atelta sadino.

Uma sucessão de tentativas da formação vilacondense de tentar chegar ao golo há muito procurado, mas a sorte não parecia estar do nosso lado.

Aos 80 minutos, aparece Gelson Dala para aumentar a vantagem no marcador, depois de Carlos Mané cabecear para os pés do angolano. Está feito o 1-2 !

Até ao apito final as oportunidades de marcar estiveram maioritariamete do lado da equipa de Carlos Carvalhal, que por pouco não conseguiu marcar o terceiro golo.

O Rio Ave FC avança, assim, com 44 pontos na tabela classificativa, estando por isso mais próximo de conseguir alcançar o recorde de 51 pontos numa época.

Falando em recordes… Um novo marco histórico do clube acaba de ser alcançado com esta vitória em terreno sadino! Agora com 27 pontos conquistados em jogos fora de casa, ficam para trás os 24 pontos obtidos em terrenos adversários, na época passada.

A próxima jornada joga-se em Vila do Conde, frente ao SC Braga, às 21H30.

Jogo no Estádio do Bonfim
Árbitro: Vítor Ferreira
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Guedes (25′), Mehdi Taremi (27′), Gelson Dala (80)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Makaridze (26′), Carlinhos (55′). Cartão vermelho directo a Zequinha (52′)

Vitória FC 1
Makaridze, Jubal, Artur Jorge, Mano, Guedes, Eber Bessa,Berto, Sílvio, Semedo, Carlinhos, Zequinha
Substituições: Lucas Paes por Makaridze (45′), João Meira por Guedes (63′), Leandro Vilela por Jubal (88′), Hachadi por Semedo (89′)
Suplentes não utilizados: Nuno Valente, Hachadi, André Sousa, Pirri, Leandrinho, Montiel
Treinador: Julio Velázquez

Rio Ave FC 2
Kieszek, Nélson Monte, Toni Borevkovic, Tarantini, Diego Lopes, Lucas Piazon, Aderllan Santos, Carlos Mané, Pedro Amaral, Rúben Gonçalves e Mehdi Taremi
Substituições: Matheus Reis por Nelson Monte (45′), Gelson Dala por Ruben Gonçalves (60′), Bruno Moreira por Lucas Paizon (78′), Junio Rocha por Mehdi Taremi (87′)
Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Vitó, Nadjack, Messias e Leandro Alves.
Treinador: Carlos Carvalhal