Foi transmitido ontem, quarta-feira, na Sport Tv+, mais um episódio do programa Futebol Arte, apresentado por Luís Freitas Lobo.
O convidado de honra foi Guga, um dos ativos do Rio Ave FC que mais tem dado que falar.
O médio de 25 anos, chegou a Vila do Conde no mercado de inverno da época 2020/2021 e desde aí que tem mostrado as suas aptidões, alcançando, inclusive, o estatuto de capitão.
Um dos elementos imprescindíveis do grupo orientado por Luís Freire, é considerado pelo jornalista como sendo “neste campeonato, um dos melhores jogadores a mostrar o que é a arte do futebol”.
Guga reflectiu sobre o que tem sido a sua passagem pelo Rio Ave FC e afirmou: “encontrei um contexto de uma equipa e de um treinador que valoriza muito o meu perfil e o meu jogo”. Na fase de descida de divisão, o atleta confessa que Luís Freire suscitou a sua curiosidade porque “disse que via coisas em mim que eu não estava a saber explorar”.
Teceu vários elogios ao treinador e à equipa técnica e hoje está em condições de dizer que “ele soube tirar o melhor de mim” e exemplificou. “Neste momento consigo fazer o campo de uma área à outra e transportar a equipa para a frente. Hoje tenho essa capacidade de carregar o jogo para a frente e foi ele que me incentivou a conseguir fazer isso. Já lhe agradeci montes de vezes”, pelo papel que teve na sua evolução.
Guga espreita o seu passado, da sua formação no SL Benfica à passagem pelo FC Famalicão, mas também das experiências da seleção de sub-17, onde partilhou o relvado com jogadores da seleção A, como Rúben Neves e Renato Sanches.
Falar do seu percurso até aos dias de hoje, também é falar de um dos períodos mais difíceis da sua carreira, onde esteve a braços com algumas lesões. “Aí tinha duas opções: ou desistia, ou lutava para voltar a fazer o que mais queria, que era jogar futebol. Nessa fase, para mim, a parte mais importante foi manter-me saudável a nível mental”, confessou.
Numa conversa descontraída, que prende ao ecrã os apaixonados pelo futebol, Luís Freitas Lobo e Guga aproveitaram para discutir opções tácticas e posicionamentos, onde o jogador teve oportunidade de expôr e explicar as suas visões de jogo.
Sobre o futuro, Guga confessou: “Estou curioso para me ver num próximo passo da minha carreira.”
Se não teve oportunidade de ver o programa, pode ver o episódio, aqui.