Jogo importante, mas não decisivo, no Estádio José Alvalade. O Rio Ave FC perdeu por 2-0, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, frente ao Sporting CP.
Um jogo onde o Sporting CP foi melhor, mas a decisão continua em aberto para o jogo da segunda mão.
Após derrotar o Atlético CP, O FC Alverca, o Casa Pia AC e o São João de Ver, o Rio Ave FC volta a ter um último desafio antes de chegar à final. Pela frente está o campeão nacional, Sporting CP, mas isso não interfere no objetivo de chegar ao Jamor.
O Rio Ave FC sabia da dificuldade do desafio, em defrontar um Sporting CP motivado perante o seu público e essa dificuldade sentiu-se desde cedo. Aos 12 minutos, o Sporting CP chega ao golo por intermédio de Geny Catamo, na sequência de uma bola parada.
A formação liderada por Petit reagiu ao golo sofrido. Aos 14 minutos, Clayton rematou, mas sem perigo para as mãos de Rui Silva. O Rio Ave FC crescia na partida e ao minuto 26, foi a vez de André Luiz com um movimento para o interior, rematar perto do poste adversário.
O Rio Ave FC tentava chegar ao empate mas foi o Sporting CP a aumentar a vantagem. Já no tempo de descontos da primeira parte, Gyokeres marca de grande penalidade o segundo golo da partida. Ao intervalo, 2-0 para a formação leonina.
Na segunda parte, o Rio Ave FC tentou chegar à baliza adversária, mas foi o Sporting CP que teve as melhores oportunidades e foi mais perigoso. Mesmo com mais oportunidades, o marcador não sofreu alterações e fica tudo em aberto para o jogo da segunda mão.
Um especial agradecimento a todos os adeptos rioavistas presentes no Estádio José Alvalade. Seguimos juntos para o segundo jogo desta eliminatória.
Jogo no Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Cláudio Pereira
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Geny Catamo (12′), Gyokeres (45+1′)
Acção disciplinar: cartão amarelo para Gyokeres (72′) e Ntoi (83′).
Sporting CP
Rui Silva, Quaresma, Diomandé, St. Juste, Fresneda, Debast, Hjulmand, Maxi Araújo, Geny, Gyokeres e Trincão.
Substituições: St. Juste por Matheus Reis (63′), Hjulmand por Quenda (63′), Quaresma por Felicíssimo (63′), Trincão por Harder (78′) e Geny por Biel (87′).
Suplentes não utilizados: Arreiol, Esgaio, Franco Israel.
Treinador: Rui Borges
Rio Ave FC 1
Miszta, João Tomé, Panzo, Andreas, Omar Richards, Tiknaz, Aguilera, Olinho, Clayton, André e João Graça.
Substituições: Olinho por Tiago Morais (63’), João Graça por João Novais (63’), João Tomé por Vrousai (70’), Panzo por Bakoulas (87’) e André Luiz por Nelson (87’).
Suplentes não utilizados: Matheus Teixeira, V. Gomes, Martim Neto, Zoabi.
Treinador: Petit