Futsal: Balanço da época

Depois de 8 anos, o Rio Ave FC voltou à II Divisão.

Com André Crud ao leme da caravela, a equipa desde cedo mostrou que o objetivo passa pela subida de divisão. As primeiras partidas mostraram a ansiedade natural de uma equipa totalmente renovada e que tanto ansiava pelos triunfos. Uma vitória, um empate e uma derrota marcaram as 3 primeiras jornadas do campeonato.

Chegada a hora de enfrentar um rival com tanta história, Póvoa Futsal, os pupilos de André Crud conseguiram os golos que teimavam em não aparecer e venceram por 9-2 a equipa natural da cidade vizinha. Com este triunfo, o conjunto vilacondense alavancou uma senda de 7 vitórias seguidas, tendo a mesma sido apenas interrompida pela derrota frente ao Nun’Alvares para a Taça de Portugal (com o golo da derrota a ser marcado ao cair do pano, já no prolongamento). O Rio Ave FC fechou a primeira volta com uma vitória contundente sobre o Freixieiro e mostrava-se pronto para uma segunda volta sem sobressaltos.

No segundo turno, tirando a derrota atípica no pavilhão do Boavista, os vilacondenses exalavam confiança e mostravam o bom futsal que nos tinham habituado. Com o apoio fundamental da claque rioavista, conseguiram vitórias importantes e ficaram sem sofrer qualquer golo durante 3 jogos. No último jogo, frente ao ADCR Caxinas, apesar da má entrada na partida, o Rio Ave FC conseguiu, depois de estar a perder por 2-0, igualar o resultado. Desde a 5ª jornada, o conjunto vilacondense mantém-se em 2º lugar no campeonato.

Com 38 pontos, mais 2 que o terceiro classificado e menos 3 que o líder, o Rio Ave FC está em 2º lugar da II Divisão. Em 16 jogos disputados, a equipa apenas perdeu duas partidas e empatou outras duas. Temos o melhor ataque da Série B (e o 3º melhor da prova) com 77 golos marcados e apenas 33 golos sofridos.

Faltando duas jornadas para o final, conquistar os 6 pontos é fulcral para as aspirações da equipa. Nas últimas duas partidas contra o AA Douro, o Rio Ave FC saiu vitorioso mas a equipa oriunda do Peso da Régua sempre se mostrou coesa, tendo os resultados demonstrado isso mesmo.

O jogo do próximo sábado é em Mindelo, e começa às 16 horas.