Vem aí a Académica

Não se trata da semana de “recepção ao caloiro”, mas quase se poderia dizer que será uma semana Académica.

A 6ª jornada da Liga NOS reserva um encontro, em Vila do Conde com a Académica de Coimbra, dando início a um período de jogos em nossa casa (segue-se a recepção ao Boavista e ao Vitória SC, este para a Taça da Liga).

Os registos históricos lembram que este será o 25º jogo entre as duas equipas, em Vila do Conde, em todas as competições. No total (Coimbra e Vila do Conde), Rio Ave e Académica encontraram-se por 48 vezes.

Nas 24 ocasiões em que jogaram em Vila do Conde, por 12 vezes a vitória foi rioavista, em 9 jogos ficou-se pelo empate e em 3 ocasiões venceram os “estudantes”.

O primeiro confronto entre as duas equipas, em Vila do Conde data de 1984, jornada 7, a 21 de Outubro. O Rio Ave FC venceu por 1-0, golo apontado por Pires aos 48′.

Recorde-se a equipa, então treinada por Felix Mourinho:

  • Alberto; Baltemar Brito, Antero, Duarte, Frank Sheridan; Carlos Manuel Carvalho, Carvalho, Juanico; Álvaro Soares, Pires; Chico Faria.

SUPLENTES
Figueiredo, Rui Palhares, Sérgio, Virgílio (entrou aos 58′), Rui Lopes (entrou aos 39′)

A equipa da Académica era treinada por Jesualdo Ferreira.

Curiosamente, esta presente temporada, o plantel do Rio Ave Futebol Clube conta com dois elementos que passaram “recentemente” pela equipa dos “estudantes”. Pedrinho esteve em Coimbra de 2007 a 2011 e Aníbal Capela representou a “Briosa” entre 2013 a 2015.

Nota ainda para o último encontro, em nossa casa, com a Académica. Vencemos por 3-0 (golos de Hassan e Ukra). Capela foi titular pela Académica.

Na próxima 2ª feira voltamos a receber os “estudantes”.