Projecção: GD Chaves vs Rio Ave FC (Liga Bwin)

Desportivo de Chaves e Rio Ave FC encerram a jornada 5 da Liga Bwin 2022/2023.

O duelo está agendado para esta segunda-feira, às 21h15, no Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira, casa dos flavienses.

Ter pela frente o GD Chaves traz, automaticamente, boas memórias aos rioavistas, desde logo com o duelo da última jornada da 2ª Liga 21/22, em que uma vitória por 3-0 deu a subida e o título de campeão ao Rio Ave FC.

De resto, analisando o histórico de confrontos entre as duas instituições, regista-se um saldo positivo para os vilacondenses, que venceram por 16 vezes contra 10 dos transmontanos. O empate, no entanto, é o resultado mais frequente, tendo acontecido por 19 ocasiões.

A história destes confrontos tem um início que remonta ao ano de 1968, quando os dois emblemas se defrontaram na então 3ª Divisão Nacional. Repartiram pontos no confronto directo. O Chaves venceu em casa por 3-0. O Rio Ave FC venceu em casa por 3-1.

O último importante triunfo do Rio Ave FC em Chaves deu-se em 2004. Na 4ª Eliminatória da Taça de Portugal, os rioavistas eliminaram ali os flavienses por 2-0, com golos de Niquinha e Ricardo Nascimento. Para o campeonato, a última vitória verde e branca regista-se em 2002. Venceram os homens então comandados por Horácio Gonçalves, por 3-0, com Peu, Mércio Silva e o histórico Augusto Gama a marcarem os golos.

GD Chaves e Rio Ave FC encontram-se amanhã com apenas três pontos a separá-los na tabela classificativa. Os flavienses têm sete e ocupam actualmente a 5ª posição. Os rioavistas têm quatro e estão provisoriamente no 14º posto.

André Pereira já treinou com a equipa ao longo da semana e soma-se às opções disponíveis de Luís Freire para esta partida. De fora só João Ferreira, que cumpre o último de dois jogos de suspensão.

Hélder Malheiro apita o 46º jogo entre GD Chaves e Rio Ave FC.