O Rio Ave FC iniciou a sua caminhada na prova rainha do futebol português. O sorteio da 3ª eliminatória da competição reservou uma deslocação rioavista a Monção para defrontar a equipa local. Vitória por 1-2 da turma de Mário Silva que, garante assim, a passagem à próxima fase.
Mário Silva apresentou uma equipa forte para esta partida e promoveu algumas estreias no onze inicial. Costinha e Léo Vieira estrearam-se a titulares na equipa principal do Rio Ave FC e responderam de forma muito positiva à chamada.
O encontro não podia começar da melhor maneira para o Rio Ave FC, que logo aos 3 minutos de jogo, Gabriel fez uma arrancada pelo meio e depois de deixar três adversários pelo caminho, apontou o primeiro golo da partida.
Apesar do golo marcado, o Rio Ave FC não baixou o ritmo de jogo e continuou com o seu jogo de posse e de procura da baliza adversária, mesmo com as dificuldades que o relvado proporcionava. O intervalo chegava e o Rio Ave FC estava na frente do marcador.
Na segunda parte, a formação rioavista volta a entrar muito bem no jogo, e aos 46 minutos, Francisco Geraldes com um toque de classe permite a Gabi entrar na área adversária que assiste Meshino para o segundo na partida. Segundo golo do japonês com a camisola do Rio Ave FC nesta época.
O Desportivo de Monção, que nunca atirou a toalha ao chão, ao minuto 51, chega ao tento de honra através de Diogo Batista que apontou um golo de belo efeito a Léo Vieira.
O resultado não iria sofrer mais alterações até ao apito final de Manuel Mota, e assim, o Rio Ave FC carimbou a passagem à próxima fase da competição.
Ficha de Jogo:
Rio Ave FC:
11 Inicial: Léo Vieira, Costinha, Borevkovic, Monte, Pedro Amaral, Jambor, Tarantini ©, Francisco Geraldes, Meshino, Gabriel e Bruno Moreira.
Jogaram ainda: Santos, Diego Lopes, Lucas Piazon, Carlos Mané e Gelson Dala.
Suplentes não utilizados: Kieszek, Filipe Augusto.
Cartões amarelos: Francisco Geraldes (60’)
Golos: Gabriel (3’), Meshino (46’)
Desportivo de Monção:
11 Inicial: Raúl Alonso, Rui Pedreira, Sabinbi Nassali, Guilherme, Culubali, Mini, Tiago Conde, Diogo Batista, Stivan Gonçalves, Tone Palhares, Artur Ales.
Jogaram ainda: Guilherme Esteves, Aroldo junior, Diogo Araújo, Bill Naiana
Não utilizados: Mota, Paulo Batista e Henrique.
Cartões Amarelos: Culubali (48’)
Golos: Diogo Batista (51’)