Jogou-se hoje a última ronda da 1ª fase da Liga Revelação. O Rio Ave FC recebeu o Gil Vicente, numa partida onde já não havia nada para decidir. O adversário já havia conquistado o último lugar de acesso à Fase de Apuramento de Campeão, enquanto que o Rio Ave FC já sabia que irà disputar a Taça Revelação. Ainda assim, o compromisso manteve-se e a vontade de terminar esta primeira fase com uma boa imagem era grande.
Aos 10′, Ferna teve oportunidade de pôr o Rio Ave FC a estrear o marcador, mas levou as mãos à cabeça quando viu a bola passar ao lado da baliza por meros centímetros. Os vilacondenses foram continuando a tentar procurar mais oportunidades, mas sem conseguirem concretizar. Do outro lado, o Gil Vicente também não conseguiu chegar à baliza de Lazar com perigo. Esta foi, aliás, a estreia do guardião de caravela ao peito.
No segundo tempo, o adversário entrou em campo com um espírito mais aguerrido e foi sendo mais insistente. Aos 53′, conseguiram marcar o primeiro golo da partida, na sequência de um canto.
À medida que o tempo foi avançando, o Rio Ave FC foi conseguindo equilibrar novamente. Aos 65′, Mariano tentou a sua sorte à entrada da área, mas não viu a sua tentativa concretizadas em golo. Aos 72′, o Gil Vicente conseguiu marcar o segundo e aos 76′ aumentou o resultado para 0-3. Os vilacondenses continuaram à procura de mostrar mais em jogo, mas com algumas dificuldades em chegar ao último terço. Já perto dos 90′, Samu fez um remate forte, mas também não foi dessa que a equipa conseguiu quebrar o enguiço.
Em janeiro arranca a segunda fase da Liga Revelação, com datas ainda por anunciar.
Rio Ave FC 0-3 Gil Vicente
11 INICIAL: Lazar, António, Joaquim Marques, Pimenta, Karseladze, Mariano, Patiras, Luís Silva, Chukwudi, Ferna (C) e Bacari.
Substituições: Patiras por Afonso Campos (45′), Chukwudi por Menal (69′), Mariano por Pedro Silva (75′), Bacari por Samu (75′) e António por Martim (83′).
Não utilizados: Vasco Baptista, Dai Baldé, e Cabeleira.