“Temos sido um exemplo no regresso aos treinos”

No dia em que termina a segunda semana de trabalhos da equipa principal do Rio Ave FC, após o período de quarentena passado em confinamento, ouvimos um dos capitães, Diego Lopes, falar sobre o regresso ao relvado, a adaptação a todos os procedimentos de contingência e a expectativa do regresso à competição.

Para o camisola 10, que está no Rio Ave FC há três temporadas (depois de aqui ter cumprido, entre 2012 e 2015, os seus primeiros anos de sénior), estes têm sido dias muito importantes para repor a forma.

“Os treinos em casa, que fomos fazendo durante o período de pausa, não substituem o trabalho que estamos agora fazendo no relvado. Da mesma forma que o treino individual que realizamos diariamente pouco nos prepara para a competição, pois temos sim de treinar colectivamente, só assim se prepara uma equipa para os jogos oficiais. No entanto, foram duas semanas muito importantes para repormos a forma física e também para nos adaptarmos a todas estas novas regras de segurança, procedimentos e cuidados que antes não tínhamos necessidade”.

Diego manifestou-nos ainda a tranquilidade por sentir segurança nos procedimentos diários e satisfação pelos dois testes negativos já realizados a todo o plantel.

“O facto de nos equiparmos em casa, evitarmos o balneário nesta primeira fase, o material ser só nosso e estando sempre desinfectado, todo o staff usar máscara em todos os momentos, é algo que nos deu segurança e tranquilidade neste regresso. Sentimos que podemos treinar e o risco é muito reduzido. Acho que nisso, todos nós, jogadores, treinadores e o Rio Ave FC em si temos sido um exemplo na forma como regressámos aos treinos. E os dois testes negativos são fruto disso também. O futebol pode dar esse exemplo à sociedade e da mesma forma que demos o exemplo quando nos fechámos em casa, podemos agora ser o exemplo de como voltar a uma normalidade com todos os cuidados, pois a vida tem de continuar”.

E sobre a competição? As incertezas são muitos mas o médio rioavista tem uma certeza: o Rio Ave FC vai entrar forte.

“Há muitas dúvidas ainda, na verdade. Não sabemos quando realmente começamos, como vai ser o calendário, sinto a incerteza de como será o dia de jogo, se jogamos em nossa casa como nós desejamos, mas nós queremos jogar e terminar este campeonato. Estávamos a fazer uma época muito boa, tínhamos até a possibilidade de poder bater ainda alguns recordes, pelo que gostaríamos de fazer estes 10 jogos e continuar, por exemplo, a nossa série de jogos sem perder, pois o Rio Ave FC ainda não perdeu na segunda volta”.

O plantel do Rio Ave FC goza este domingo um dia de folga, regressando ao trabalho na segunda-feira para a terceira semana de preparação do regresso da Liga NOS que, segundo nota da Liga Portugal, está previsto para 4 de Junho.