De olhos nos olhos apesar da derrota

O Rio Ave FC perdeu esta noite em Vila do Conde, diante do Sporting, apesar duma exibição combativa, competitiva, que equilibrou o jogo sobretudo durante os primeiros 60 minutos.

Apostando em praticamente todo o onze que bateu o Marítimo, na Madeira (apenas Samaris rendeu Vitor Gomes), Luís Freire viu a sua equipa ombrear com os visitantes e conseguir até uma das melhores oportunidades do primeiro tempo.

Guga isolou com um passe picado Leonardo Ruiz. A recepção difícil traiu o avançado rioavista que ficava isolado frente a Adán.

Do lado do Sporting, Nuno Santos com um remate potente de primeira testou Jhonatan. O guardião vilacondense foi ao relvado defender com sucesso a baliza.

Ao intervalo o resultado era acertado.

Na segunda metade, o Sporting até entrou melhor mas aos 61 minutos quase se grita golo entre os rioavistas. Remate forte de Ruiz mas a sair ligeiramente ao lado da baliza leonina.

Melhor sorte teve o Sporting. No minuto seguinte, Edwards na sequência de um pontapé livre, cruzou para a área onde o central Gonçalo Inácio, de cabeça, bateu Jhonatan, que ainda desvia ligeiramente a bola.

O Rio Ave FC tentou reagir de pronto mas o Sporting gozava agora do seu melhor momento no encontro, onde só Jhonatan conseguiu travar as investidas dos forasteiros.

Aos 73’, novamente de livre, machadada no encontro. Boateng na tentativa de cortar o esférico acaba por desviar para a própria baliza. Lance de infelicidade rioavista a deixar o Sporting confortável no jogo e na liderança do Grupo da Allianz Cup, precisando agora apenas de um empate para confirmar o apuramento.

O Rio Ave FC deixou a imagem da equipa abnegada que tem sido nas últimas partidas, virando agora agulhas para o último jogo da fase de grupos, com o Farense.

Do jogo desta quarta-feira, nota para a justa homenagem do Rio Ave FC ao seu capitão, Vítor Gomes, que recentemente atingiu a redonda marca dos 200 jogos ao serviço do Clube da sua cidade. O presidente António da Silva Campos ofereceu uma camisola evocativa do momento ao jogador do Rio Ave FC, em pleno relvado, antes da partida.

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Miguel Nogueira
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Gonçalo Inácio (62) e Boateng (73 na p.b.)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Paulo Vitor (19), Marsá (64), Dário Essugo (69), Sotiris (86) e Boateng (88).

Rio Ave FC 0
Jhonatan, João Ferreira, Pantalon, Santos, Patrick William, Paulo Vitor, Samaris, Guga, Miguel Baeza, Boateng e Leonardo Ruiz
Substituições: Fábio Ronaldo por Paulo Vitor (63), Vitor Gomes por Samaris (71), André Pereira por Miguel Baeza (71), Costinha por João Ferreira (76), Ukra por Ruiz (76).
Suplentes não utilizados: Magrão, Miguel Nóbrega, João Graça e Hernâni.
Treinador: Luís Freire

Sporting CP 2
Adán, Porro, Gonçalo Inácio, Marsá, Matheus Reis, Nuno Santos, Dário Essugo, Pedro Gonçalves, Edwards, Trincão e Paulinho
Substituições: Edwards por Arthur (71), Dário Essugo por Ugarte (71), Pedro Gonçalves por Sotiris (84), Trincão por Jovane (84) e Paulinho por Rochinha (84).
Suplentes não utilizados: Franco Israel, André Paulo, Ricardo Esgaio e Matheus Fernandes.
Treinador: Rúben Amorim