O Rio Ave FC não teve tarde de boa memória na recepção ao Sporting CP, actual líder da classificação.
Anteviam-se dificuldades para os rioavistas manterem a longa série de invencibilidade em Vila do Conde (desde Outubro de 2023), mas não contava Petit com jogo tão desequilibrado a favor dos leões.
A verdade é que o jogo começou logo mal para os rioavistas, que aos 3 minutos viram Santos ter a pouca sorte de um auto-golo, quando tentava um desarme em carrinho perante um avançado forasteiro isolado.
Não houve capacidade para uma resposta à altura e o Sporting CP ampliou a vantagem aos 23 minutos, de grande penalidade, após intercepção de bola com a mão de Petrasso. Hjulmand, na conversão, bateu Miszta que ainda adivinhou o lado.
Miszta que se transformou rapidamente na figura de proa do encontro. O guardião polaco teve 11 defesas na partida e adiou até onde conseguiu que o jogo ficasse perdido.
No início da segunda parte a palestra ao intervalo parecia ter funcionado, com o Rio Ave FC a ganhar mais duelos e a fazer funcionar a pressão sobre a defesa leonina. Contudo, ficaram a faltar oportunidades de golo para fazer reentrar a equipa na discussão do marcador.
O Sporting haveria de fechar as contas, com Gyokeres, aos 88 minutos, a fazer o 0-3.
Resultado pesado para o Rio Ave FC mas espelho das dificuldades em trazer desconforto ao Sporting no jogo.
Nota para as homenagens realizadas a Ana Pais e a Santos, antes da partida. A capitã da equipa feminina do Clube chegou aos 100 jogos pelo Rio Ave FC, tornando-se a primeira jogadora do futebol feminino a consegui-lo. Já Santos assinalou 200 jogos de caravela ao peito. Entregaram as lembranças a Presidente Alexandrina Cruz, o Presidente-adjunto Henrique Maia e a Diretora para o Futebol Feminino, Conceição Coelho.
O Rio Ave FC viaja agora até Faro, para defrontar o Farense, na 19ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Luís Godinho
Ao intervalo: 0-3
Marcadores: Santos (a.g. 1’), Hjulmand (g.p. 23’) e Gyokeres (88)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Aguilera (54) e Maxi Araújo (90+4)
Rio Ave FC 0
Miszta, Vrousai, Petrasso, Santos, Omar Richards, Tiknaz, Olinho, João Novais, Kiko Bondoso, Aguilera e Zoabi
Substituições: Martim Neto por João Novais (45), Tiago Morais por Zoabi (62), João Graça por Santos (76), Andreas por Tiknaz (76) e Valentim por Olinho (77)
Suplentes não utilizados: Sina, Vitor Gomes, Tomé e Pantalon.
Treinador: Petit
Sporting CP 3
Rui Silva, Fresneda, Diomande, Gonçalo, Maxi Araújo, Debast, Hjulmand, Geny, Quenda, Trincão e Harder
Substituições: João Simões por Debast (68), Gyokeres por Harder (81), Daniel Bragança por Geny (81) e Ricardo Esgaio por Trincão (89)
Suplentes não utilizados: Franco Israel, St. Juste, Morita, Brito e Mauro Couto.
Treinador: Rui Borges